Cadeira 05
Angeli Rose
Angeli Rose é professora em cursos de graduação da EAD/UNIRIO-CEDERJ e de pós-graduação como docente convidada. Pesquisadora, possui PhD em Educação (UFRJ), PhI em Estudos Filosóficos pela ALB, Doutora Honoris Causa em Educação (Instituto de Estudos Samaritanos/FEBACLA) e Doutora Honoris Causa em Belas Artes (CONCLAB).
É escritora e colunista do jornal *Clarin Brasil* (versão digital). Dedica-se a cursos livres, palestras e oficinas sobre a experiência da leitura literária com viés transdisciplinar, à cibercultura e à educação para a paz. Atua também como performer, contadora de histórias, parecerista de periódicos acadêmicos, potencializadora de talentos e organizadora de feiras literárias.
Foi agraciada com diversos títulos honoríficos, entre eles:
– Chanceler Master e Comendadora de Excelência e Qualidade em Educação (Braslíder – 2019);
– Embaixadora da Leitura (Braslíder – 2018);
– Destaque Literarte 2019, na categoria Ativismo Cultural;
– Artilheira da Cultura com Mérito Cultural (Centro Cultural do Exército/RJ – 2016);
– Comenda Antonia Leitão (ALB/Campos-RJ e Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes – 2019);
– Medalha Marielle Franco e “Mulheres Empoderadoras” (Literarte/Casa Olodum – 2018);
– Embaixadora da Paz (Literarte – 2020).
É poeta premiada no Concurso Literário *Amo Amar Você*, com 3º lugar em poesia (2018), 1º lugar em conto e 3º lugar em poesia (2019). Teve composição classificada e publicada pela ABL (2004) e recebeu prêmio como pesquisadora da Fundación María Zambrano (2003).
Publicou dois e-books acadêmicos pela Editora Atena (2018), com acesso gratuito, dentro da proposta de democratização do conhecimento do ensino superior, e o livro solo "Biografia Não Autorizada de uma Mulher Pancada" (Editora Bonecker – 2018).
É membro de diversas academias e associações de Letras, Artes e Ciências, sendo:
– Vice-presidente de honra da Academia de Letras do Brasil – Seccional Campos dos Goytacazes (ALB), onde é também membro benemérito e imortal;
– Membro do Núcleo de Letras e Artes de Portugal (NALAP);
– Academia Mineira de Belas Artes (AMBA);
– Academia de Letras e Artes de Ouro Preto (ALAOP);
– Associação de Diplomados da Academia Brasileira de Letras (ADABL);
– Academia de Letras de Goiás (ALG);
– Academia Volta-redondense de Letras (AVL);
– Divine Academie de Art;
– Confederação Nacional de Ciências, Letras e Artes (CONCLAB);
– Federação Brasileira de Academias de Ciências, Letras e Artes (FEBACLA);
– Associação da União Internacional Cultural (AUIC);
– Academia Internacional Luso-Brasileira;
– Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior (ANDES);
– Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC);
– Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB).
Participa de diversas antologias nacionais e internacionais, tanto como autora convidada quanto como selecionada, sempre em projetos que promovem o direito à literatura — como aprendeu lendo o professor Antonio Candido.
Recentemente, foi indicada ao Título de Cidadã de São Gonçalo (Câmara Municipal de São Gonçalo) e ao Prêmio Internacional de Literatura Machado de Assis (FEBACLA – 2020).
Livros publicados pelo acadêmico
Ingressou na AVL como membro correspondente em 2019. Publicou o livro BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA DE UMA MULHER PANCADA -(2018).
Participou de dezenas de antologias com destaque para Coletânea Imortais IV, poemas e contos, editora Alternativa (2018), Antologia Vozes Portuguesas, poemas, Editora Literarte (2019) e Conexões Atlânticas II, poemas, Editora In-finita, Lisboa (2018), Poema visual COMPOSIÇÃO I, exposição LITERARTE 2019/Pincel de Ouro, Castelo de Itaipava; e no FACEBOOK Capitu Nascimento; MEMORIAL DIALÓGICX, Facebook Capitu NascimentoTexto Diapasão: Antologia A palavra na era da Imagem, ABL, 2004;
1º ocupante: Angeli Rose é a primeira ocupante da Cadeira 5 de Membros Correspondentes, criada em 2018.