Cadeira 02
Dio Costa
Nascido no Rio de Janeiro (RJ), Dio Costa é Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, com Mestrado e Especialização em Literatura Brasileira (UERJ) e Graduação em Letras (Faculdade CCAA).
Professor, foi instrutor de idiomas (Inglês), integrou o grupo de pesquisa Vida, arte, literatura: bioescritas (UERJ), atuou no curso de extensão Práticas Bioescritas (UERJ) e organizou a oficina Por onde anda a Poesia? Caminhos & Diálogos (Projeto Escola Tem Cultura – Lei Aldir Blanc/VR).
Atualmente leciona na rede municipal de Resende-RJ, na rede estadual em Barra Mansa-RJ e nos cursos de Letras (UFF) e de Pedagogia (UNIRIO) do CEDERJ/Polo Piraí-RJ.
Facebook: Dio Costa
Instagram: @diocostarj
YouTube: Canal Poheresia
Blog:
canalpoheresia.blogspot.com
Site:
diocostarj.wixsite.com/dioonline
TikTok: @diocostarj
Kwai: @diocostarj
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0818912328367929Livros publicados pelo acadêmico
Ingressou na AVL em 2024. Poeta, publicou os livros Os Sete Espelhos Quebrados (2007); 1,99 - Poesia até o último centavo (2008), #Vazão - Antes que seja depois (2013), Sarcáustico (2015) e Poemas de amores (2016). É também autor de Reencantamento do Mundo: Poesia Transgressão Enteógenos (2022).
Escreve no blog Canal Poheresia (canalpoheresia.blogspot.com); produz o Canal Poheresia no YouTube e apresenta o Sarau à Moda da Casa. É tradutor de Let us compare mythologies, de Leonard Cohen (ainda inédito). É fotógrafo do blog Câmera na Mão (camnamao.blogspot.com). Músico, é ex-integrante das bandas Radar e Lâmina Blue (RJ). Atualmente faz parte do Circunlókios (VR).
Com o grupo, lançou os álbuns "Circunlókios"(2016), "Enquanto Houver Fumaça, Haverá Uma Cidade" (2019), "Notícias do Bunker"(2021) e participou da OFF FLIP (Paraty-RJ), da FLIR (Feira do Livro de Resende-RJ), da FliPortela (Rio de Janeiro-RJ), do Sarau Polem (Rio de Janeiro-RJ), da Virada.
Cultural de Volta Redonda-RJ, do documentário "1988 - Uma Greve, Corações e Mentes" (Volta Redonda-RJ) e do I Seminário Internacional História, Trabalho
e Trabalhadores do Século XX (PUC-SP), dentre outros eventos.
Ainda com o grupo, em 2023, foi agraciado pelo edital Literatura Resiste (SECECRJ) com dois dias do Sarau à Moda da Casa na Biblioteca Municipal Raul de Leoni (VR) e o lançamento do livro "Sarau à Moda da Casa, por Circunlókios".
Recebeu os seguintes prêmios: Prêmio Olho Vivo - Poeta de 2024 (categoria popular); Laureado no concurso Poesia & Ponto, Secretaria Municipal de Cultura e Academia Volta-redondense de Letras, 2022
Destaque para os seguintes textos publicados: Salve. Masticadores Brasil, 26 nov. 2024; Lítero Cultural. Segundo caderno, Porto Velho - Rondônia, p. 2 - 4, 24 abr. 2016; Posfácio de Máquina Mundi. Rio de Janeiro, 2016; Cântico ao Deus Tarantino. Poesia Espiral: Absurdo, p. 2 - 23, 06 jun. 2014.
Patrona e Membro fundador da AVL em 2005: Eliza Carvalho
Elisa Carvalho - Poeta, dramaturga, compositora, escritora. Atua na cena literária da região praticamente desde que nasceu. Aos quatro anos já "contava Histórias para as pessoas na fila do INSS".
Autora de letras de música para crianças e adultos, já sagrou-se campeã em festivais de música e prêmios literários de Poesia.
Criadora de Oficinas de Incentivo à leitura, também realiza Vivências como "A crônica dos Afetos", onde ensina os pais a lerem para seus filhos.
Do Festival da Voz e Poesia Falada - Projeto inédito a ser realizado em Volta Redonda e região, também é palestrante e realiza Cafés Filosóficos com temas diversos sobre o valor da leitura e do conhecimento como papel importante na construção do processo de individuação humana, Faleceu em 16 de agosto de 2023 , aos 56 anos de idade.