Compartilhe nosso site
ACADÊMICOS
Cadeira 20
Flávia Souza Lima
Biografia do acadêmico
Flávia Souza Lima Pereira nasceu em Volta Redonda/RJ, em 1972.

Estudou no Colégio Nossa Senhora do Rosário entre os anos de 1977/88.

Lançou seu primeiro livro, "Sobre-viver", de poemas e crônicas, aos 17 anos, em 1989.

Cursou Jornalismo e Letras na PUC-Rio, onde também cursou a pós-graduação em "Escritas performáticas", para estudo de escritores e artistas contemporâneos, através da criação de áudios, vídeos e escritos artísticos.

É produtora cultural desde os anos 1990, com atuação na cena musical, tendo fundado a Planetário Produções Culturais em 2011, à qual se dedica profissionalmente.

Em 2020, criou a série "Poesia de Quarentena", semente de seu novo livro, "DESJEITOS - alguma poesia", lançado em 2022 pela Numa Editora.

Criou, roteiriza e apresenta o Chiado Podcast, que aborda ao lado de convidados especiais temas relacionados à arte, música e literatura.

É curadora e produtora do Festival Poemúsica, que aborda as nuances d interseção entre os poemas e as letras de canção produzidos no Brasil.

Nas horinhas de descanso, lê poesia, ouve música, dirige para ver o mar, inventa coquetéis.

Raramente escreve.

Contatos

about.me/flaviasouzalima
instagram.com/flaviasouzalima
instagram.com/desjeitos.algumapoesia
linktr.ee/flaviasouzalima_escritas
linktr.ee/chiadopodcast
youtube.com/c/PlanetárioProduçõesCulturais
Livros publicados pelo acadêmico
(1989) Sobre-viver Poemas e Crônicas - Publicação independente

(2022) Desjeitos - alguma poesia. Numa Editora

Participação em antologias

(1996) Coletânea História - GACEMSS 50 anos fazendo arte. Org. Vicente Melo (independente)

Outras produções literárias, acadêmicas ou artísticas

(2022) Revista Mallarmargens: http://www.mallarmargens.com/2022/03/naquela-parte-do-atlantico-onde-agua-e.html?m=1

(2022) Acontecimentos - Blog de Antonio Cicero: http://antoniocicero.blogspot.com/2022/01/favia-souza-lima-nada-nao.html
Histórico da cadeira 20
PATRONO: José Luiz de Oliveira

2º Ocupante (2012 a 2021)

Vicente Melo (in Memorian)

Ingresso na AVL em 2012. Vicente Melo é Jornalista e participa da vida cultural da cidade desde a década de 60, quando trabalhava no setor de cultura da CSN e participava de um grupo de teatro. Escreveu em vários jornais da região, participou e dirigiu alguns movimentos e entidades culturais. Como presidente do Gacemss implantou os cursos artísticos, abriu o teatro, criou a primeira galeria de arte da cidade, cine clube e uma intensiva programação que revitalizou a vida cultural dos anos 80. É membro da Academia Volta-Redondense de Letras, colaborador da PoeArt editora de VR e suplente do recém eleito Conselho Municipal de Políticas Culturais de Volta Redonda. Coordenou a Coletânea Histórica 50 Anos do Gacemss, participou de antologias poéticas e fez a apresentação de diversos livros.

Foi Eleito Presidente da AVL para o Biênio 2020-2021.

Membro fundador da Cadeira 20: José Luiz de Oliveira José Luiz de Oliveira é um dos grandes pilares da literatura de Volta Redonda. Foi um dos fundadores e primeiro presidente do GLAN. Foi responsável por projetos sociais de leitura com crianças, e incentivador de muitos autores e autoras de Volta Redonda.

Obras do acadêmico: Uma questão de cor (Romance, 1958 – considerado primeiro romance publicado em Volta Redonda), Poemas bíblicos e outros temas, Beija-flor (poesias), O homem que casou com uma cadelinha branca (romance), Esposa de dois maridos (romance)
Outros Acadêmicos