Cadeira 39
Marcorelio Fortini
Marcorelio Fortini de Andrade nasceu em Muriaé, MG, em 24 de abril de 1981. Morou com sua família em diversos municípios de Minas Gerais: zona rural de Eugenópolis, Tombos, Alto Caparaó e Manhumirim.
Em 2002, mudou-se para Belo Horizonte, onde cursou Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Em 2010, passou a residir em Volta Redonda, onde atua como professor de Filosofia e Sociologia na rede estadual do Estado do Rio de Janeiro.
É pós-graduado em Prática de Ensino em Filosofia e Sociologia. Em 2020, concluiu a Licenciatura em Pedagogia pela UNIRIO, por meio do consórcio CEDERJ. Em junho de 2023, concluiu o Mestrado em Filosofia pela UFRRJ.
Atualmente, continua atuando na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, em Volta Redonda.
Instagran e facebook: marcoreliofortini;
E-mail: mfortini05@yahoo.com.br
Livros publicados pelo acadêmico
Ingressou na AVL em 2024. Mesmo não tendo uma formação literária formal, desde a juventude sempre gostou muito de literatura e poesia — como leitor e também como aprendiz de escritor. Escreve desde os 15 anos. Grande parte do que produziu foi descartada, por serem apenas suspiros emotivos e devaneios pictóricos da alma.
Em 2015, publicou seu primeiro livro, uma antologia de poemas e haikais intitulada "Caleidoscópio de Poesia". Em 2020, lançou seu segundo livro, "Miragens no Horizonte", pela PoeArt Editora.
Participou de várias coletâneas da Editora PoeArt, como "Viagem pela Escrita" e "Coletânea do Século XXI". Também participou do concurso "Poesia & Ponto", promovido pela AVL em parceria com a Secretaria de Cultura.
Já esteve presente em diversos eventos e saraus em Barra Mansa e Volta Redonda, além de promover rodas de leitura e conversas sobre poesia e literatura com alunos e em outros espaços culturais.
Patrono: Durval Cortês
1º ocupante: Luciano Batista foi o primeiro ocupante da cadeira criada em 2018.
Ingressou na AVL em 2022. Nascido em Volta Redonda, em novembro, cursou o Ensino Médio na Escola Estadual Barão de Mauá. Estudou Eletromecânica entre 1999 e 2000 na ETPC, em Volta Redonda.
Formou-se em Letras pela UGB, em 2006. É graduado e pós-graduado em Filosofia pela Faculdade Entre Rios e pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2015).
Trabalhou como professor de Língua Portuguesa na Secretaria Municipal de Educação de Angra dos Reis por dez anos. Atualmente, é professor de Filosofia e Sociologia na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.
Publicou seu primeiro livro de ensaio filosófico-literário, "O Tempo e o Caos que Somos", em 2020, além de participar de livros de poesia como "Vozes de Aço".
Em 2023, afastou-se da instituição.