Compartilhe nosso site
IMAGENS

Imagens poéticas da cidade do aço

Curva do Rio Paraíba (Barreira Cravo)
Curva do Rio Paraíba (Barreira Cravo)
Trata-se de um acidente geográfico formado a milhões de anos, quando o Rio Paraíba escavou o seu leito “definitivo”, como o conhecemos hoje. Devido à semelhança com uma curva bem delineada, que a população da vila de Santo Antônio chamava “volta redonda”, mais tarde deu nome definitivo ao munícipio. O brasão da cidade apresenta a curva estilizada (divisa) com a inscrição “Flumen fulmini flexit” que deve ser traduzida como: o rio (flumen) ante o rio (fulmini) curvou-se (flexit).
Memorial Zumbi
Memorial Zumbi
O Memorial Zumbi dos Palmares, projetado e assinado pelo Arquiteto Selso Dal Bello, foi inaugurado em 01/06/1990 para ser um centro cultural destinado a resgatar os valores da cultura africana e promover ações afirmativas.
Espaço das Artes Zélia Arbex
Espaço das Artes Zélia Arbex
O Espaço das Artes Zélia Arbex foi inaugurado no dia 27 de dezembro de 2004, com 200 metros quadrados de área construída, todo em vidro e estrutura metálica. Na prática, é como se fosse três galerias de artes em uma só, com capacidade de expor mais de cem obras. É considerado o ponto turístico mais visitado da cidade, chegando a 20 mil visitantes ao ano. Zélia Arbex foi uma conceituada artista plástica da região.
Memorial 9 de Novembro
Memorial 9 de Novembro
Monumento aos Operários mortos durante a greve da CSN de 1988 - Praça Pref. Juarez Antunes, o monumento foi inaugurado em 1º de maio de 1989, projetado pelo maior expoente da Arquitetura brasileira o Arquiteto Oscar Niemayer, em homenagem aos operários William, Valmir e Barroso mortos, durante a greve de 1988 da CSN em 09/11/1988.
Memorial Getúlio Vargas (Biblioteca Municipal)
Memorial Getúlio Vargas (Biblioteca Municipal)
O Memorial foi construído em 26/12/1992 para abrigar a Biblioteca Municipal Raul de Leoni que funcionava na Ilha São João. No projeto inicial, constava um grande salão no subsolo, onde seria a sede da Biblioteca Municipal e um Teatro Municipal com um mezanino na parte superior.
Cinema 9 de Abril
Cinema 9 de Abril
O projeto arquitetônico, arrojado para a época, tem assinaturas dos arquitetos Ricardo Tommasi e Glauco Oliveiros. Ele é ainda hoje considerado um dos maiores da América Latina.
Chaminé
Chaminé
A chaminé centenária do antigo engenho de cana foi construída em 1903 pelo proprietário da Fazenda Santa Cecília, Dr. José Rodrigues Peixote, para produzir açúcar, rapaduras e aguardente de cana.
Praça Brasil
Praça Brasil
A construção da praça foi iniciada em 02/02/1954 e sua inauguração ocorreu em 24/01/1957, com a presença do Presidente da República Juscelino Kubitschek Oliveira. A pedra fundamental desta obra foi lançada pelo então presidente Getúlio Vargas.
Memorial dos Expedicionários
Memorial dos Expedicionários
Inaugurado em 21/09/1991, em homenagem aos ex-combatentes brasileiros da 2ª Guerra Mundial, o memorial contou com a participação da Orquestra Sinfônica Brasileira no evento de inauguração.
Parque Natural Municipal do Ingá
Parque Natural Municipal do Ingá
O parque natural municipal do Ingá (antiga Fazenda Santa Cecília do Ingá), foi adquirida em 1955 pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda com o objetivo do aproveitamento de seus recursos hídricos para o abastecimento de parte do núcleo urbano. Em 1988 foi transformada em área de proteção ambiental, pela lei orgânica do município.
Últimos Artigos Publicados