Compartilhe nosso site

Paixão por escrever: acadêmico Rodrigo Hallvys lança livro que encerra quadrilogia poética

"Nossas vidas" é o título que fecha uma intensa quadrilogia poética.
event_noteDomingo, 03 de Outubro de 2021
Contagem regressiva para o lançamento do livro ‘Nossas vidas’, que encerra uma coleção poética escrita pelo acadêmico Rodrigo Hallvys há cerca de uma década e com publicações iniciadas em 2018. Composto por cinquenta textos, a obra será o destaque da próxima edição do ‘Noites de autógrafos’, evento que está em sua terceira temporada e é uma parceria da RH Soluções Artísticas com o Premium Café (espaço anexo à entrada do Teatro Gacemss 1). A noite está confirmada para o dia 8 de outubro, às 19 horas e será exigido o uso de máscara na entrada do espaço.



‘Nossas vidas’ completa um ciclo que, segundo Rodrigo, foi percebido durante sua própria composição. Ele destaca que à medida em que escrevia cada livro, iniciava-se uma fase interligada logo em seguida, em uma espécie de situações as quais muitas pessoas vivenciam.
-O primeiro livro foi incentivado por um poema que produzi para fazer um pedido de namoro em 2011. Postei o texto na internet e acabou gerando uma reação totalmente inesperada por parte das pessoas, que demonstraram se encantar com o conteúdo, mas achavam que era só uma brincadeira de minha parte. – comenta o autor, completando que o restante do primeiro livro foi escrito em silêncio. “Escrevi vários outros textos e com o término da relação, em 2012, comecei a diagramar o livro para passar os momentos ociosos que, às vezes, me apareciam. Assim que surgiu ‘O dia D’. Logo em seguida escrevi ‘Epitáfio do amor’, que é a fase onde vivemos um luto pesado com o término da relação, tão recheada de planos, que se encerra em frustração”.
Hallvys já era conhecido por parte do meio artístico e da mídia por seu trabalho e formação acadêmica nas artes cênicas, área a qual se dedica desde a infância. O hábito de ler e analisar formas de escrita se desdobraram em novos caminhos textuais.



-Fui alfabetizado por meus pais dentro de casa porque queria ler gibis e não queria esperar adultos terem disposição e disponibilidade para lerem para mim. Foi assim que comecei a escrever minhas próprias Histórias em Quadrinhos. Não imaginava que aquilo era uma “semente brotando em minha vida”. Quando iniciei no teatro já tinha nove anos e me encantei. Por fim uma coisa foi levando à outra e em meio de tudo estava experimentando e praticando arte o tempo todo – conta.
A coletânea, como o autor explica, é um dos resultados de todo o processo que soma a vida pessoal com a profissional. “Tem a vida profissional ali porque cada detalhe foi pensado a partir de um prisma artístico. Seja como poesia, como música, discussões que podemos levar para o palco ou até mesmo pelo contexto visual exposto na diagramação. Mas tem o lado pessoal nos sentimentos. Creio que essa junção vem tocando as pessoas, principalmente no quesito particular.”

Repercussão veio de sobra. O primeiro livro trouxe a público um lado de Rodrigo que não era conhecido, causando interesse pela obra e, mais, reação que fez o autor buscar terapia.
-Não fazia ideia de que as pessoas achavam que eu só pensava em trabalhar e estudar. Sou romântico e carinhoso. Isso assustou as pessoas, que passaram a entrar em contato comigo dizendo que estavam aos prantos, sentindo que o livro representava suas vidas. O que vejo é que todos nós passamos coisas semelhantes e só transportei para a escrita. Fui parar na terapia para entender o que fez as pessoas acharem que eu não tinha anseios pessoais – ri.
Eleito para a cadeira 36 da Academia Volta-redondense de letras em 2021, Rodrigo comenta que o fato de ser aceito para a AVL foi impactante e decisivo em sua vida como escritor. “Foi um misto de emoções. Não é uma questão de conquista, mas sim de sentir-se aceito em um lugar onde as pessoas produzem textos com esplendor. Ser aceito para a AVL me trouxe a sensação de que posso me desenvolver ainda mais em escrita e, que de alguma forma, eu devo ter feito coisas válidas durante a trajetória. Tenho ainda mais motivos para experimentar escrita.”
Com oitenta páginas recheadas de jogos de palavras e textos diferenciados, ‘Nossas vidas’ segue os livros antecessores da quadrilogia, mergulhando em assuntos cotidianos e sentimentos diversos, onde o leitor pode ler em ordem ou de forma aleatória o conteúdo.

Já as artes de cada livro possuem representações visuais pensadas nos sentimentos principais que levaram à sua composição ser criada, inclusive na temperatura das cores. No caso do livro último livro, a viagem por uma vida que pensa e sento o amor, sem ficar em busca pelo mesmo, onde há um casal navegando em alto mar, com o pôr-do-sol ao fundo, compreendendo que uma história de amor segue ao horizonte, com cores de paixão e a leveza trazida pela escolha de paz na vida.

Mais informações nos sites www.rodrigohallvys.com.br e www.rhsolucoesartisticas.com.br

Livro: Nossas vidas.
Autor: Rodrigo Hallvys.
Editora: RH Soluções Artísticas.
Páginas: 80.
Ano: 2021.
Foto: Divulgação/Maycon Lendel.

O acadêmico, ator e escritor volta-redondense Rodrigo Hallvys lançará o livro de poesia ‘Nossas vidas’. DE 2018 para cá o escritor escreveu “O dia D” , “Epitáfio do amor” e “Tatos e digitais e finaliza a sua quadrilogia poética com o “Nossas vidas”.

Publicado pela RH soluções artísticas, o novo trabalho traz um amplo espectro de produções do multifacetado artista. Textos românticos, reflexões sobre questões sociais e letras de música.

O lançamento ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 8 de outubro no Premium Café Brasil (anexo ao Gacemss 1) a partir das 19 horas.

Notícias mais vistas

Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do Prêmio Maria José Maldonado é divulgado
Domingo, 26 de Junho de 2016event_note
Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do PMJM 2017 - Categoria Poesia
Domingo, 10 de Setembro de 2017event_note
Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do PMJML 2017 - Categoria Conto
Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017event_note
$Veja a programação do I ESFE
Veja a programação do I ESFE
Quarta-feira, 22 de Junho de 2016event_note
Últimos Artigos Publicados