Compartilhe nosso site
ACADÊMICOS
Cadeira 04
Regina Vilarinhos
Biografia do acadêmico
Ingressou na AVL em 2012. Regina Vilarinhos é gaúcha, poeta, cidadã volta-redondense, filha do Vilarinhos e da Ignez, casal que contribuiu para a história de nossa cidade, com sua ativa participação nos movimentos religiosos. Escreve desde os 16 anos, quando participou da Exposição de Talentos da PMVR em 1998. É licenciada em Letras, pelo UGB/Volta Redonda; publicou o livro independente "A chave e a senha - pequenas porções de poesias de Regina Vilarinhos", em 2008, na OFF FLIP, Parati.

Finalista entre os "100 melhores poemas do Twitter", 2010 e 2013, promovido pela FLIPORTO-PE. Finalista do 2º Concurso Carioca de Poesias, em 2005; foi convidada para o Festival de Poesia do Circo Voador, em 2006; apresenta seus poemas desde 2006, na OFF FLIP, circuito paralelo à FLIP Parati; em 2009 e 2011, foi selecionada para a Oficina Literária da FLIP Parati. Participou da mesa redonda na Casa dos Autores, na FLIP 2010, junto com Jean Carlos e Giovana Damaceno, com o tema “Concursos Literários”. Membro da Academia Volta-redondense de Letras.
Coordenou o Projeto Poesia em Volta, com saraus, oficinas poéticas e já se apresentou no Rio de Janeiro(Corujão da Poesia) e Niterói(Um brinde à Poesia). Publica no blog www.reginavilarinhos.blogspot.com

Apresentou o programa Aroma Cultural, no Way Channel, canal 13, às terças-feiras, 20 horas, onde entrevistou artistas e intelectuais do sul fluminense. Foi curadora da I e II Bienal do Livro de Volta Redonda, no espaço Sala dos Escritores. Recebeu o Prêmio Olho Vivo de melhor poeta em 2015.

Contatos:
E-mail: regina.vilarinhos@avl.org.br
Página do acadêmico: Poesia em Volta - Poesia em Vida
Histórico da cadeira 04
Membro Fundador da Cadeira 04 - Maria José Bulhões Maldonado (in memoriam)

Foi uma poetisa portuguesa que viveu em Volta Redonda. Foi uma das fundadoras da AVL, fundadora e ocupante da cadeira número 4, tendo publicado dois livros de poesia. Foi uma defensora da literatura e da cultura em Volta Redonda. A AVL homenageia esta grande escritora dando seu nome ao prêmio literário que promove.

Obras publicadas (Poesia): Cântico à vida (1967), Teia do tempo (1972), Dias habitados (1985), Perspectivas de Pássaro (1990), Navegante da Palavra (1998), Amor-Mundi - Antologia Poética (2008)
Outros Acadêmicos