Cadeira 31
Silvia Helena
Silvia Helena da Glória Borges, mais conhecida no meio literário como Silvia Helena Xándy (pseudônimo literário). Nasceu na cidade de Campanha – MG, mas reside em Volta Redonda desde os seis anos de idade. Escritora, poeta, é formada em Administração de Empresas e Letras – Português e Literatura.
Livros publicados pelo acadêmico
Ingressou na AVL em 2024. Publicou os livros:
"Natal Cósmico" (contos – 1993);
"Amor nas Alturas" (romance – 2003);
"Roteiro Poético" (poesia – 2017);
"Cartilha Poética" (poesia – 2022);
"Diário de Criança" (infantojuvenil – 2024).
Iniciou sua carreira como ativista cultural em 1994 no GLAN – Grêmio Literário de Autores Novos de Volta Redonda, onde exerceu a função de presidente (1998–2005), elaborando coletâneas anualmente. Criou o boletim informativo "Encontro de Poetas/GLAN", distribuído em todo o Brasil, além do "Café Poético" e da "Oficina da Poesia". Divulgou os poetas do GLAN no jornal *Diário do Vale* e no programa de rádio de Dario de Azevedo.
Recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, conferido pela diretoria do GLAN em outubro de 2001, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à entidade.
Silvia participou de diversas palestras em escolas municipais de Volta Redonda, sempre falando sobre poesia e o GLAN. Foi classificada em grandes concursos literários e organizou diversas antologias do GLAN.
Patrona e 1ª ocupante: Icléa Goulart foi a primeira ocupante da cadeira 31, criada em 2009.
Poetisa, escritora e ativista cultural de Volta Redonda. Participou da diretoria da Academia de 2009 a 2012, tendo sido fundamental para a manutenção da AVL, atuando intensamente ao lado da presidente Mércia Christani.
Faleceu em janeiro de 2024, aos 83 anos.