Compartilhe nosso site
ACADÊMICOS
Cadeira 18
Aline Reis
Biografia do acadêmico
Aline Reis nasceu em Brasília / DF, veio para Volta Redonda com 1 ano, sendo criada pelo exímio leitor e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda (1956), Sr. Nestor Lima, seu pai-avô. Com ele, aprendeu a ser uma apreciadora da leitura, formando-se em Letras – Português e Literaturas. Tem especialização em Literaturas de Expressão em Língua Portuguesa, especialização em Literatura Infantojuvenil, em Gestão e Docência do Ensino Superior e em Tecnologias na Aprendizagem. É pós-graduada em Aperfeiçoamento em Design Educacional, é mestre em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutoranda em Educação pela Universidad Nacional de Rosario / Argentina. Na Literatura, suas linhas de pesquisa são voltadas para o Infantil, o Feminino, a Morte, o Medo como recepção estética; sua dissertação de mestrado versa sobre a presença do Duplo no fazer literário infantil de Lygia Bojunga e Lewis Carrol; tudo em consonância com a Filosofia, a Sociologia e a Psicanálise, outras vertentes importantes e complementares às suas pesquisas. Ainda na Literatura, estuda os Contos de Fadas. Na Educação, a linha de pesquisa recai sobre as novas tecnologias para a Educação, a mineração de dados, o Machine Learning, a Aprendizagem Adaptativa, Learning Analytics, Metodologias Ativas; tudo aplicado ao ensino de Literatura. É professora universitária e da educação básica de Língua Portuguesa e de Literatura, pesquisadora, tutora de cultura e literatura na Linz International School em Auhof/Áustria, fundadora da Nós Educação Mercosul, Nós Educação Cultural e Editora Leaf. Lê poesias na poltrona, no banco da praça, nos saraus e se apaixona por elas, mas a prosa é o caminho de suas escritas. Participa ativamente de Feiras e Exposições literárias pelo Brasil, além de Congressos, Simpósios, Mesas-redondas, ministra mini cursos, coordena simpósios em Congressos, debate sobre a literatura infantil com um grupo de escritores e artistas do Rio de Janeiro. Sua paixão é a leitura, a escrita e o prazer que ela proporciona, além da pesquisa literária.
Livros publicados pelo acadêmico
Histórias (mal)cheirosas
(coletânea, contos)
Histórico da cadeira 18
Membro Fundador da Cadeira 18: Eny Pinheiro (in memoriam).

Gaúcha de Porto Alegre (RS), nascida aos 14 de fevereiro de 1925. Residiu em São Paulo, Rio de Janeiro e depois em Volta Redonda. Advogada, artista plástica, pianista e poeta.Dentre inúmeras distinções que recebeu, o Título de Cidadã Volta-redondense e Cidadã Pioneira de Volta Redonda.

Obra publicada: Legou dezenas de quadros, uma de suas grandes paixões, lançou quatro livros de poesia: "Meus sonhos" (2001), "Resgate de amor" (2004), "Retratos da vida" (2005) e "Otimismo sempre" (2007). Participou de obras coletivas e pertenceu às seguintes instituições: Glan (Grêmio Literário de Autores Novos) de Volta Redonda, Grebal (Grêmio Barramansense de Letras), Academias de Letras de Barra Mansa e Volta Redonda e Rotary Club Volta Redonda Oeste.
Outros Acadêmicos