Compartilhe nosso site
ACADÊMICOS
Cadeira 18
Aline Reis
Biografia do acadêmico
Nome:  Aline Reis
Nome Literário: Aline Reis
Eleição para AVL:  Outubro de 2014
Posse na AVL:Abril  de 2015

Ingresso na AVL em 2015. Aline Reis, nasceu em Brasília / DF, veio para Volta Redonda com 1 ano, sendo criada pelo exímio leitor e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda (1956), Sr. Nestor Lima, seu pai-avô. Com ele, aprendeu a ser uma apreciadora da leitura e formou-se em Letras – Português e Literaturas, tem especialização em Literaturas de Língua Portuguesa (Brasil, Portugal e África), especialização em Literatura Infantojuvenil e é mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Suas linhas de pesquisa na Literatura são voltadas para o Infantil, o Feminino, o Erotismo, a Morte, o Medo como recepção estética e, muito recentemente, os estudos da Psicanálise, com a presença do Duplo no fazer literário infantil, de Lygia Bojunga e Lewis Carrol; tudo em consonância com a Filosofia e a Sociologia, outras vertentes importantes e complementares às suas pesquisas. É professora de Literatura, pesquisadora, tutora a distância, membro do Núcleo Docente Estruturador (NDE) de uma das faculdades em que leciona, em Volta Redonda. Lê poesias na poltrona, no banco da praça, nos saraus e se apaixona por elas, mas a prosa é o caminho que percorre. Escreveu Enzo, seu primeiro livro infantil. Escreveu Contos que eu conto e Ideias avulsas, este último, um apanhado de míni contos. Esses míni contos estão sendo amarrados em uma única leitura, um romance que ainda está tomando forma. Também se envereda a escrever um livro Infantojuvenil, que ainda está em fase de produção. Participa de Congressos, Simpósios, Mesas-redondas, Feiras Literárias como mediadora, Exposições literárias, ministra míni cursos, coordena simpósios em Congressos, debate sobre a literatura infantil com um grupo de escritores e artistas do Rio de Janeiro. Sua paixão é a leitura, a escrita e o prazer que ela proporciona, além da pesquisa literária.
Livros publicados pelo acadêmico
Enzo
Livro infantil

Contos que eu conto
Livro de contos

Ideias Avulsas
Livro de mini contos

Histórias (mal)cheirosas
(coletânea, contos)
Histórico da cadeira 18
Membro Fundador da Cadeira 18: Eny Pinheiro (in memoriam).

Gaúcha de Porto Alegre (RS), nascida aos 14 de fevereiro de 1925. Residiu em São Paulo, Rio de Janeiro e depois em Volta Redonda. Advogada, artista plástica, pianista e poeta.Dentre inúmeras distinções que recebeu, o Título de Cidadã Volta-redondense e Cidadã Pioneira de Volta Redonda.

Obra publicada: Legou dezenas de quadros, uma de suas grandes paixões, lançou quatro livros de poesia: "Meus sonhos" (2001), "Resgate de amor" (2004), "Retratos da vida" (2005) e "Otimismo sempre" (2007). Participou de obras coletivas e pertenceu às seguintes instituições: Glan (Grêmio Literário de Autores Novos) de Volta Redonda, Grebal (Grêmio Barramansense de Letras), Academias de Letras de Barra Mansa e Volta Redonda e Rotary Club Volta Redonda Oeste.
Outros Acadêmicos