Cadeira 37
Raquel Leal
Nascida em Valença, no interior do estado do Rio de Janeiro, reside em Volta Redonda desde 2005, onde atua e admira o crescimento cultural, principalmente literário da cidade.
Raquel escreve desde sempre, pois reconhece na escrita a melhor forma de colher palavras raras, essas que expressam emoções e sentimentos sem minimizar suas profundas complexidades. É professora de Língua Portuguesa e Literaturas, poeta, escritora, agente cultural, educadora de si, descobrindo sonhos e bordando versos pelos papéis da vida.
Instagram: leal.raquel
Facebook: Raquel Leal
Livros publicados pelo acadêmico
Ingressou na AVL em 2022. Residente em Volta Redonda desde 2005, atuou no Conselho Municipal de Política Cultural de 2020 até abril de 2025, representando a cadeira de Literatura. Nesse período, criou a estante exclusiva para autores volta-redondenses na Biblioteca Municipal Raul de Leoni e compôs projetos como "A Casa do Poeta" (2021), "Café Filósofo" (2022) e "Casa de Histórias" (2023).
Professora de Língua Portuguesa e Literaturas, Raquel estudou na Universidade Federal Fluminense, onde atuou como membro realizador do evento acadêmico "Letra por Letra", em sete edições bienais.
Trabalhou como desenvolvedora e membro executiva do projeto fotográfico *Colorir*, sendo autora do livro de poesias de mesmo nome, exposto juntamente com as fotografias na Galeria de Artes Zélia Arbex, em 2022.
Em 2023, atuou como coordenadora literária e executiva do livro e evento *Sarau à Moda da Casa*, realizado na Biblioteca Municipal Raul de Leoni. Em 2024, foi curadora da Bienal do Livro de Volta Redonda. Em dezembro do mesmo ano, lançou a coleção literária *Nossas Raízes – Do Pertencimento Afetivo ao Enriquecimento Cultural*, da qual foi idealizadora, coordenadora literária e executiva. O projeto é composto por livros em português e em braile, abordando, com outros autores, a intolerância religiosa no Brasil.
Publicou o livro "Louv(ações)" (2024 – Poesia) e participou de várias antologias, com destaque para:
– "Coletânea Autores Valencianos" (2015 – Poesia);
– "Colorir" (2022 – Poesia);
– "Coletânea Poesia & Ponto" (2022, 2024 e 2024);
– "Coletânea Elas entre Linhas" (2025 – Poesia).
Patrono: Vicente Melo
Vicente Melo foi jornalista e participou ativamente da vida cultural de Volta Redonda desde a década de 1960, quando atuava no setor de cultura da CSN e integrava um grupo de teatro. Escreveu para vários jornais da região, participou e dirigiu movimentos e entidades culturais.
Como presidente do GACEMSS, implantou os cursos artísticos, abriu o teatro, criou a primeira galeria de arte da cidade, fundou um cineclube e promoveu uma intensa programação cultural que revitalizou a vida artística local nos anos 1980.
Foi membro da Academia Volta-redondense de Letras, colaborador da PoeArt Editora e suplente do recém-eleito Conselho Municipal de Políticas Culturais de Volta Redonda.
Coordenou a coletânea histórica "50 Anos do GACEMSS", participou de antologias poéticas e escreveu apresentações de diversos livros. Ingressou na AVL em 2012 e foi eleito presidente da instituição para o biênio 2020–2021.
Faleceu em 2021.
1ª ocupante: Raquel Leal é a primeira ocupante da cadeira 37, criada em 2018.