Compartilhe nosso site
ACADÊMICOS
Cadeira 37
Raquel Leal
Biografia do acadêmico
Raquel Leal nasceu em Valença, mas reside em Volta Redonda desde 2005. Poeta, professora de Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira, Portuguesa e Africanas de Língua Portuguesa, se formou pela Universidade Federal Fluminense. Possui cursos de extensão em Literaturas Musicais pela UFRRJ, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela UFF, Literaturas Africanas Escritas por Mulheres pela UFF e Educação Especial pela UERJ, atualmente cursa "Páginas Abertas: Murilo Mendes e os Modernistas” pela instituição Casa das Rosas.

Lecionou de forma particular para alunos surdos e com TDAH cursando o ensino médio e universidades. Hoje é professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
É membro fundadora da Academia de Artes Ciências e Letras do Brasil, ocupando a cadeira 43.

Colunista semanal do blog “Elyane Lacerdda”, tendo sido publicada pela primeira vez em 2012 no blog “Solidões Coletivas”. É coautora da “Antologia Poética de Autores Valencianos”, pela Editora Interagir. É membro da comissão organizadora do evento acadêmico “Letra por Letra” destinado a alunos e professores do curso de Letras do Polo CEDERJ-Piraí desde 2018.

Participou de diversas feiras literárias e aprendeu como se faz cultura na prática. Membro vigente do Conselho Municipal de Política Cultural de Volta Redonda, sendo titular da cadeira de Literatura está em seu segundo mandato, atuou apresentando projetos que foram acolhidos pela Secretaria Municipal de Cultura e implementados conjuntamente, pois são importantes para a população, como a criação da “Estante Exclusiva” de autores volta-redondenses na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, também da instalação artística “Casa do Poeta”, de lançamentos de livros e café filosófico, além de conseguir para o acervo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni a doação de inúmeros livros de autores de Volta Redonda e de várias outras cidades do sul fluminense.

Escreve desde sempre, mas passou a atuar no meio poético em 2012, participando de diversos saraus na cidade como o “Vitrine Cultural” em suas três edições, do Sarau “À Moda da Casa”, do evento “Virada Cultural”, entre outros. Em Barra Mansa participou de saraus do Grêmio Barra-Mansense de Letras, em Valença no sarau “Solidões Coletivas” e sarau “Poetizar”.

Foi finalista do Prêmio “Olho Vivo” na categoria melhor poeta nos anos de 2019 e 2020. Ama escrever e trabalha pela arte desde que descobriu sua vocação para a literatura. O amor pelas artes, em especial a poesia, sempre a moveu para além da materialidade do verso, porque viver é um ato de extrema entrega poética.

Trabalhar com o desenvolvimento cognitivo, com o bom usa das palavras, com textos e seus desdobramentos é também para si é uma enorme satisfação.

Contato

Instagram: @raquel.leal
E-mail: leal.raquel79@gmail.com
Facebook: Raquel Leal
Livros publicados pelo acadêmico
Participação em antologias

Participou de várias antologias, tem textos publicados na Revista Arigó

Outras produções literárias, acadêmicas ou artísticas

Curadora e produtora da exposição de fotografia colorir
Histórico da cadeira 37
PATRONO: Vicente Melo

Vicente Melo é Jornalista e participa da vida cultural da cidade desde a década de 60, quando trabalhava no setor de cultura da CSN e participava de um grupo de teatro. Escreveu em vários jornais da região, participou e dirigiu alguns movimentos e entidades culturais. Como presidente do Gacemss implantou os cursos artísticos, abriu o teatro, criou a primeira galeria de arte da cidade, cine clube e uma intensiva programação que revitalizou a vida cultural dos anos 80. É membro da Academia Volta-Redondense de Letras, colaborador da PoeArt editora de VR e suplente do recém eleito Conselho Municipal de Políticas Culturais de Volta Redonda.

Coordenou a Coletânea Histórica 50 Anos do Gacemss, participou de antologias poéticas e fez a apresentação de diversos livros. Ingressou na AVL em 2012. Foi Eleito Presidente da AVL para o Biênio 2020-2021. Faleceu em 2021.
Outros Acadêmicos