Acadêmica Elizabeth Carolina assume a presidência, 2026 é declarado o ano Luiza Pettersen e Pedro Viana. Antônio Pena receberá o Prêmio José Luiz de Oliveira e Arthur de Carvalho Jr é homenageado.
Em 21 de fevereiro de 2026 a AVL se reuniu no auditório do Instituto de Ciências Exatas da UFF - Campus Aterrado, para fazer a primeira Assembleia Ordinária do Ano. O presidente Jean Carlos Gomes deu início a reunião saudando a todos e colocando em discussão a ordem do dia. Foi feita prestação de contas do exercício de 2025 pela tesoureira Camila Cabral e o parecer do Conselho Fiscal recomendando a aprovação das contas foi aprovado por unanimidade.
Ano Luiza Pettersen e Pedro Viana Filho
Em 2026 comemoramos 100 anos de vida da acadêmica e membro fundador Luisa Pettersen, completados em 25 de janeiro. Também marca o centenário de nascimento do acadêmico e membro fundador Pedro Viana Filho, que faleceu em 2010 aos 84 anos. Para marcar essa efeméride a Assembleia declarou 2026 como o Ano Luisa Pettersen e Pedro Viana Filho. Homenagens serão realizadas ao longo do ano.
Prêmio José Luiz de Oliveira
Pelo terceiro ano consecutivo a Assembleia elegeu um agraciado para o
Prêmio José Luiz de Oliveira (PJLO), maior honraria conferida pela AVL, que tem por objetivo homenagear autoras, autores e personalidades culturais que contribuíram para o desenvolvimento da literatura de Volta Redonda. Em 2026, o poeta, escritor e professor de Língua Portuguesa e Literatura, Antônio Pena foi agraciado com o PJLO.
Homenagem a Arthur de Carvalho Jr
A Assembleia da AVL propôs e aprovou por unanimidade a concessão de uma Moção de Aplausos a Arthur de Carvalho Jr., ex-presidente do GACEMSS e que desde 1991 contribui de forma significativa para a Cultura de Volta Redonda. Arthur foi autor do livro
História do GACEMSS (2019). Em 2025, ano em que o Grêmio Artístico e Cultural Edmundo Macedo Soares e Silva completou 80 anos, ele organizou concurso para uma coletânea alusiva aos 80 anos, que conta com o apoio da AVL e será lançada em breve.
Eleição de nova Diretoria
Em fevereiro de 2026 se encerrou o mandato do Presidente Jean Carlos Gomes e da Vice-presidente Débora Corsi, e de toda a diretoria, a Secretária Angela Crispim, a Tesoureira Camila Cabral, a Diretora Social Thalita Whutke e o Coordenador Editorial José Huguenin.
Jean Carlos Gomes agradeceu a todos pela confiança, disse que se dedicou muito para conduzir a AVL e que foi a realização de um sonho. Destacou que muitas atividades foram realizadas com a participação de muitos acadêmicos e acadêmicas. Débora Corsi agradeceu a confiança dos confrades e confreiras, destacou que toda a diretoria se empenhou em fazer o melhor, acertos e erros acontecera, mas o empenho sempre foi fazer o melhor pela AVL.
Para o novo ciclo, a acadêmica Elizabeth Cartolina se apresentou como presidente tendo como vice a acadêmica, membro fundador e ex-presidente, Mércia Christani. A chapa única foi eleita por aclamação. A diretoria completa será composta pela acadêmica e membro fundador Stael de Oliveira (Diretora Social), a acadêmica Camila Cabral (Secretária), o acadêmico e Lourildo Costa (Tesoureiro) e José Huguenin (Coordenador Editorial).

A presidente eleita Elizabeth Carolina disse ser uma honra receber da atual diretoria o bastão da presidência da AVL. Parabenizou a todos os ex-dirigentes pelo excelente trabalho que desempenharam durante os vinte anos de existência de nossa academia e agradeceu agradeço a todos confrades e confreiras pelo voto de confiança na chapa. Exortou os confrades e confreira a permanecerem unidos em prol da AVL para que a academia possa cada vez mais cumprir seu objetivo de divulgação da língua portuguesa, da literatura brasileira em todas suas formas, gêneros e estilos, além de difundir, incentivar e proteger a produção literária de Volta Redonda e Região Sul Fluminense.
A Vice-presidente eleita Mércia Christani se disse emocionada em ver o progresso da AVL após os anos de luta inicial onde as dificuldades eram extremas. Os sacrifícios feitos valeram a pena e que contava com o apoio de todos para seguirmos crescendo como instituição literária.
Ao fim da Assembleia um sentimento de vitalidade e esperança em uma academia cada vez mais atuante na sociedade para melhoria da educação e cultura.