Compartilhe nosso site
ACADÊMICOS
Cadeira 03
Lourildo Costa
Biografia do acadêmico
Autor do livro: “Pelos Quatro Cantos: Contos” – Livro I – (2018, lançado na XVI Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP; Grêmio Barra-mansense de Letras – GREBAL, e Biblioteca Pública Municipal Raul de Leoni de Volta Redonda).
Pelos quatro cantos: contos é uma obra na qual o que está em voga não é o passado como fragmentos a serem tirados do baú da memória diante de nossos olhos. Rememorar é, de certa forma, a tentativa de encontrar a verdade dos fatos que vivenciamos com o auxílio da própria imaginação. O passado nos é dado por nós mesmos e, nesse sentido, ocorre a intervenção do eu de agora sobre o eu de outrora. Nossa imaginação interfere na consciência do que fomos, somos e seremos ao reconstituirmos o passado. As composições amalgamam a existência e a imaginação, a lembrança e o desdobramento no ritmo de transe do em bate presente-passado-futuro, constituindo-se em consciência do que se foi, do que é e do que será/poderá vir a ser.
(Eduardo da Silva Pereira é Mestre em Letras Vernáculas na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Professor de Língua Portuguesa e Literatura da rede estadual de ensino e da Fundação Educacional de Volta Redonda - FEVRE).

Pelos Quatro Cantos: Fábulas é a terceira obra da série, de autoria de Lourildo Costa. Lançamento na XX Bienal do Riocentro, em 12 de dezembro de 2021. Neste livro, o autor utiliza de emaranhadas situações do dia a dia, com o intuito de levar o leitor ao entendimento de uma sempre presente verdade. A personificação do emprego de figuras de animais irracionais representa as atitudes de animais racionais que assumem o papel dos personagens, cujas ações são as mesmas dos seres humanos.
As fábulas escritas por Lourildo, de início, procuram ilustrar fragmentos repletos de preceitos morais, de caráter educativo e também de renovação. Ao final de cada texto, Costa procura trazer um ensinamento sobre as leis universais que podem ser compreendidas como símbolos que fazem analogia com o cotidiano.
A proposições e os argumentos que contrariam os princípios básicos e gerais que tendem orientar o pensamento do ser humano, desafiam as forças da natureza, as opiniões consabidas, as crenças mais comuns e compartilhadas pela maioria das pessoas, tornando-as nitidamente claras para o leitor bem atento.
A moral do fim de cada história é o cerne de cada mensagem educativa.

A Assembleia ordinária da AVL, em 12 de fevereiro de 2022 elegeu a nova presidência para o biênio 2022-2023. Os acadêmicos José Huguenin e Lourildo Costa foram eleitos como presidente e vice-presidente, respectivamente., também homologou nova diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2022-2023.

Contato

https://pt-br.facebook.com/public/Lourildo-Costa
https://twitter.com/lourildocosta
https://br.linkedin.com/in/lourildo-costa-140b8950
https://www.youtube.com/user/costalourildo
lourildo_2006@yahoo.com.br
lourildocosta@gmail.com.br
Livros publicados pelo acadêmico
"As Drogas e o Aniquilamento da Sociedade" (2008, impresso pela Editora Livre Expressão). Temática: conflito social.

"O Padrão Bíblico para a Família" (2010, impresso pela Editora Livre Expressão).
Temática: assuntos de interesses familiares.
Em 05 de agosto de 2018, participou na divulgação dos seus dois primeiros livros na Feira de Negócios do Sul Fluminense – FLUMISUL – em parceria com o GREBAL.

"Os Frutos de Minh’ alma" (2017, impresso pela Litteris Editora).
Temática: poemas parafraseados de livros bíblicos.
Lançamento na XVIII Bienal Internacional do Livro de 2017, no Riocentro;
Lançamento na IV Feira Literária de Resende – FLIR, 2018.
"Pelos Quatro Cantos: Contos" – Livro I – (2018, impresso pela Litteris Editora).
Temática: contos do cotidiano.
Lançamento na XVI Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP;
Lançamento no Grêmio Barra-mansense de Letras – GREBAL, em agosto de 2018.
Lançamento na Biblioteca Pública Municipal Raul de Leoni de Volta Redonda, em 22 de novembro de 2018.

"Pelos Quatro Cantos: Crônicas" – Livro II – (impresso pela Litteris Editora).
Lançamento na V Feira Literária de Resende – FLIR – em 08 de junho de 2019.
Lançamento na XVII Festa Literária de Paraty – FLIP – em 13 de julho de 2019, pela Casa Litteris Editora.
Lançamento na XIX Bienal Internacional do Livro de 2019, Riocentro, pela Litteris Editora, em 07 de setembro de 2019.
Lançamento no Grêmio Barra-mansense de Letras – Grebal – em 20 de setembro de 2019.
Lançamento na II Felivre – Feira do Livro de Volta Redonda – Cederj, em 08/11/2019.
Prêmios e distinções do acadêmico
Participação em antologias:
1- O abraço dos braços de Uma Ponte, com previsão de lançamento pelo Grêmio Barra-mansense de Letras - concurso e livro Prosa e Verso XXII - gênero: crônica, ano de 2019.

2- Não Presente, lançamento pelo Grêmio Barra-mansense de Letras - concurso e livro Prosa e Verso XXII - gênero: poesia, setembro de 2019.

Outras informações literárias:
Certificado de participação do 1º Concurso de Obras Literárias do Clube de Funcionários da CSN, em julho de 2018; obtendo o 2º lugar com a crônica: O homem e o carnaval.

Certificado pelo Grupo Editorial Litteris, pelo lançamento do livro: “Pelos Quatro Cantos: Contos – Livro I, em Paraty, durante a Feira Literária – FLIP – realizada entre os dias 25 e 29 de julho de 2018.

Certificado de Mérito Literário pela seleção no Prêmio Maria José Maldonado de Literatura 2018, em 14 de dezembro de 2018, na categoria de autor – Gênero Poesia – com a poesia: Lagoa Humana.

A crônica “O homem e o carnaval” foi selecionada entre os 882 inscritos e fez parte da 16ª edição da Revista LiteraLivre, em julho de 2019.

Certificado com o título de Membro efetivo da Academia Volta-redondense de Letras – AVL, em 17 de agosto de 2019. Foi Eleito Membro Efetivo da Academia Volta-Redondense de Letras - AVL - em assembleia realizada no dia 04 de Fevereiro de 2019, às 19h30, em sua sede provisória no Gacemss, Assembleia Extraordinária para eleição dos novos membros, conforme Edital de Vacância 2018, ocupando a Cadeira 3 - (Patrono Ronaldo João Gori).

Certificado com o título de Membro Correspondente da Academia Evangélica de Letras do Brasil – AELB – em Sessão Solene de Acolhimento, por ocasião do 57º aniversário da AELB, cuja cerimônia de posse ocorreu na 1ª Igreja Batistas de Alcântara, RJ, em 23 de outubro de 2019.
Histórico da cadeira 03
Membro Fundador da Cadeira 03: Ronaldo João Gori (in memoriam)

Escritor, artista plástico, grande ativista cultural de Volta Redonda

Obras publicadas:
Estórias & contados de bichos, gentes e fatos (Contos - 1987)
Outros Acadêmicos