Compartilhe nosso site
ACADÊMICOS
Cadeira 03
Lourildo Costa
Biografia do acadêmico
Ingressou na AVL em 2019. O escritor e professor Lourildo Costa nasceu na cidade de Volta Redonda, RJ, no dia 1º de agosto do ano de 1957.

Concretizou seus estudos em Barra Mansa (licenciatura em Letras, pela antiga SOBEU, em 1980) e, neste mesmo local, deu início à sua carreira de escritor no jornal A Voz da Cidade, onde mantinha uma coluna semanal. Trabalhou por mais de duas décadas na Cia Siderúrgica Nacional, onde se aposentou como supervisor de 1ª linha, no ano de 1999. Em 2004 formou-se bacharel em Direito pela UBM. Em 2008, é admitido como professor concursado pela rede estadual de ensino – SEEDUC – e atualmente exerce o cargo de Diretor Adjunto de uma das Unidades Escolares do Estado do Rio de Janeiro.

Em 1979, casou-se com Eliane Magalhães Leite Costa, com quem tem um casal de filhos: Lílian (psicóloga) e Erik (enfermeiro).

Em 1983, ganhou o 2º lugar do Concurso Literário promovido pelo Colégio Volta Redonda, com o poema: “Nordeste”, o que lhe rendeu 80% de bolsa em seus estudos do antigo II Grau. Em 28 de julho do ano de 2018, ganhou o 2º lugar no 1º Concurso de Obras Literárias do Clube de Funcionários da CSN, com participação da crônica: “O homem e o carnaval”, como reconhecimento de seu talento literário.

Seu livro de contos, lançado no GREBAL - Grêmio Barra-mansense de Letras, aborda assuntos do cotidiano e contos com uma dose de misto de pessimismo com otimismo e ironia diante da vida. Suas obras são: crônicas, fábulas e poesias, com uma permanente ligação com o meio e ações politizadas. Além dessas obras, ele também escreveu outras três de cunho teológico.

Contatos:
https://pt-br.facebook.com/public/Lourildo-Costa
https://twitter.com/lourildocosta
https://br.linkedin.com/in/lourildo-costa-140b8950
https://www.youtube.com/user/costalourildo
lourildo_2006@yahoo.com.br
lourildocosta@gmail.com.br
Livros publicados pelo acadêmico
“As Drogas e o Aniquilamento da Sociedade” (2008, impresso pela Editora Livre Expressão). Temática: conflito social.

“O Padrão Bíblico para a Família” (2010, impresso pela Editora Livre Expressão).
Temática: assuntos de interesses familiares.
Em 05 de agosto de 2018, participou na divulgação dos seus dois primeiros livros na Feira de Negócios do Sul Fluminense – FLUMISUL – em parceria com o GREBAL.

“Os Frutos de Minh’ alma” (2017, impresso pela Litteris Editora).
Temática: poemas parafraseados de livros bíblicos.
Lançamento na XVIII Bienal Internacional do Livro de 2017, no Riocentro;
Lançamento na IV Feira Literária de Resende – FLIR, 2018.
“Pelos Quatro Cantos: Contos” – Livro I – (2018, impresso pela Litteris Editora).
Temática: contos do cotidiano.
Lançamento na XVI Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP;
Lançamento no Grêmio Barra-mansense de Letras – GREBAL, em agosto de 2018.
Lançamento na Biblioteca Pública Municipal Raul de Leoni de Volta Redonda, em 22 de novembro de 2018.

“Pelos Quatro Cantos: Crônicas” – Livro II – (impresso pela Litteris Editora).
Lançamento na V Feira Literária de Resende – FLIR – em 08 de junho de 2019.
Lançamento na XVII Festa Literária de Paraty – FLIP – em 13 de julho de 2019, pela Casa Litteris Editora.
Lançamento na XIX Bienal Internacional do Livro de 2019, Riocentro, pela Litteris Editora, em 07 de setembro de 2019.
Lançamento no Grêmio Barra-mansense de Letras – Grebal – em 20 de setembro de 2019.
Lançamento na II Felivre – Feira do Livro de Volta Redonda – Cederj, em 08/11/2019.
Prêmios e distinções do acadêmico
Participação em antologias:
1- O abraço dos braços de Uma Ponte, com previsão de lançamento pelo Grêmio Barra-mansense de Letras - concurso e livro Prosa e Verso XXII - gênero: crônica, ano de 2019.

2- Não Presente, lançamento pelo Grêmio Barra-mansense de Letras - concurso e livro Prosa e Verso XXII - gênero: poesia, setembro de 2019.

Outras informações literárias:
Certificado de participação do 1º Concurso de Obras Literárias do Clube de Funcionários da CSN, em julho de 2018; obtendo o 2º lugar com a crônica: O homem e o carnaval.

Certificado pelo Grupo Editorial Litteris, pelo lançamento do livro: “Pelos Quatro Cantos: Contos – Livro I, em Paraty, durante a Feira Literária – FLIP – realizada entre os dias 25 e 29 de julho de 2018.

Certificado de Mérito Literário pela seleção no Prêmio Maria José Maldonado de Literatura 2018, em 14 de dezembro de 2018, na categoria de autor – Gênero Poesia – com a poesia: Lagoa Humana.

A crônica “O homem e o carnaval” foi selecionada entre os 882 inscritos e fez parte da 16ª edição da Revista LiteraLivre, em julho de 2019.

Certificado com o título de Membro efetivo da Academia Volta-redondense de Letras – AVL, em 17 de agosto de 2019. Foi Eleito Membro Efetivo da Academia Volta-Redondense de Letras - AVL - em assembleia realizada no dia 04 de Fevereiro de 2019, às 19h30, em sua sede provisória no Gacemss, Assembleia Extraordinária para eleição dos novos membros, conforme Edital de Vacância 2018, ocupando a Cadeira 3 - (Patrono Ronaldo João Gori).

Certificado com o título de Membro Correspondente da Academia Evangélica de Letras do Brasil – AELB – em Sessão Solene de Acolhimento, por ocasião do 57º aniversário da AELB, cuja cerimônia de posse ocorreu na 1ª Igreja Batistas de Alcântara, RJ, em 23 de outubro de 2019.
Histórico da cadeira 03
Membro Fundador da Cadeira 03: Ronaldo João Gori (in memoriam)

Escritor, artista plástico, grande ativista cultural de Volta Redonda

Obras publicadas:
Estórias & contados de bichos, gentes e fatos (Contos - 1987)
Outros Acadêmicos