Cadeira 35
Aline Brasil
Professora, leitora contumaz e escritora, Aline Brasil Quadros (Lee Brasil) é natural da Cidade do Aço. Nascida em 1971, desde a infância teve como passatempo predileto a leitura. Cursou e exerce o magistério na rede pública de ensino há mais de três décadas, sendo graduada em Letras e especialista em Linguística Aplicada à Língua Materna, Pedagogia e Docência do Ensino Superior. Atualmente, leciona Literatura e
Redação Técnica na ETE Amaury Cesar Vieira, da rede FAETEC, em Volta Redonda. Foi eleita em 2021 para ocupar a cadeira 35 da AVL (Academia Volta-redondense de Letras), momento “de grande emoção pelo reconhecimento em sua terra natal”. Lee Brasil diz que “sua veia literária sempre pulsou poesia, seja ela livre e intimista ou bem estruturada, como no soneto”. Aventura-se, também, na produção de crônicas e
textos acadêmicos. Ao longo de sua jornada como escritora, tem participado de coletâneas, eventos e concursos literários, tendo sido contemplada recentemente com o 1º lugar em dois deles:
30º Concurso Literário de Poesia e Prosa da Academia de Letras de São João da Boa Vista/SP - Poesia “O rio sou eu”.
II Concurso Literário da AJEB (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - SC) - Edição 2022 - Poesia “As Duas de Vinte e Dois”.
“Muito feliz em saber que fui agraciada com o primeiro lugar em dois concursos literários recentes. Minha obra poética sendo reconhecida Brasil afora. É um grande incentivo ao ofício de escrever.” - enfatiza a poeta.
Lançou O livro “De versos”, seu primeiro livro de poemas tem 74 páginas e reúne 50 poemas, apresentando temas de caráter intimista em poesias de estilo livre e sonetos. A produção foi realizada pela própria autora, de forma independente, em uma edição limitada.
Segundo ela, “lançar o livro é a realização de um sonho há muito acalentado. Ter em mãos a edição do meu primeiro livro de poesias, em comemoração aos meus 50 anos de vida, é um grande presente”.
Em 2021, produziu a obra artístico-literária “A (po)ética de Paulo Freire”, participando do evento “Primavera Paulo Freire” (setembro/2021), organizado pela Fiocruz-RJ, em homenagem ao centenário do renomado educador brasileiro. Tal obra vem sendo selecionada e apresentada em outros eventos acadêmicos, como no Congresso Internacional “Paulo Freire: um centenário de atualidade” (dezembro/2021), da Universidade Lusófona de Portugal, envolvendo países da América, Europa e África, e na II Conferência Freire (outubro/2022), iniciativa internacional, fruto da parceria entre universidades brasileiras e do Reino Unido. Esta obra também fez parte do 1º Encontro de Talentos da FAETEC, realizado pela UNIFAETEC, em abril do corrente ano.
Contato:
leebrasil29@hotmail.com
Livros publicados pelo acadêmico
Participou de eventos, coletâneas e concursos literários da região. Seguem-se alguns deles:
1997 - Concurso do SESC/BM - 2º lugar: “Seu legado”.
2001 - Concurso Carlos Drummond de Andrade/PMVR - 1º lugar: “Nada”.
2002 - Concurso de Redação para Professores do Estado do Rio de
Participou de eventos, coletâneas e concursos literários da região. Seguem-se alguns deles:
1997 - Concurso do SESC/BM - 2º lugar: "Seu legado".
2001 - Concurso Carlos Drummond de Andrade/PMVR - 1º lugar: "Nada".
2002 - Concurso de Redação para Professores do Estado do Rio de
Janeiro/ABL e Folha Dirigida - 9º lugar - "Viajar é preciso".
I Concurso Internacional do Mensageiro da Poesia (Amora/Portugal) - Menção Honrosa: "A pena e o nanquim".
2015 - Concurso de Poesia do Clube dos Funcionários - 3º lugar: "Nem me fale...".
2006 - Antologia Poética Vozes de Aço - trabalhos diversos.
2005 - Livro didático "Conhecendo Volta Redonda"/SME-PMVR - poema "Tributo a Volta Redonda".
Participação em antologias:
Edições de 2004 a 2007 -
Conhecendo Volta Redonda (livro didático da SME/PMVR) - "Tributo a Volta Redonda" - Poesia;
2006 -
Vozes de Aço - "Nada" / "A Seco" / "A pena e o nanquim" / "Meia-noite" / "Meu algoz" / "Seu legado" / "Partida" / "Ultimatum" / "Tudo" / "Múltiplos" / "O que somos?" / "Apesar de você " / "Ode ao mar de Caymmi" / "Sem escrever" / "Prazeres" - Poesia;
2005 -
XXI Coletânea de Contos e Poesias do GLAN - “Meu Algoz” - Poesia;
2004 -
XX Coletânea de Contos e Poesias do GLAN - "Minutos" - Poesia;
2003 -
Mensageiro da Poesia (Amora - Portugal) - "A pena e o nanquim" - Poesia;
2003 -
XIX Coletânea de Contos e Poesias do GLAN - "Sem Escrever" - Poesia;
2002 -
O Papel do Livro na Cultura Brasileira - "Viajar é preciso!" - Redação;
1996 -
XIII Coletânea de Contos e Poesias do GLAN - "Futuramente" / "Partida" / "Jogo Feito" / "O Amor e a Rosa" / "Desejos" - Poesia;
1996 -
Best-seller - O Melhor da Literatura - "Sem Escrever" - Poesia;
1996 -
Astros & Estrelas - "História cifrada da vida de um Rei" - Poesia;
Membro Fundador da Cadeira 35: Nilson Dimarzio (in memoriam)