Cadeira 16
Leonor Vieira-Motta
Leonor Vieira-Motta nasceu em Volta Redonda-RJ, em 1959. É graduada em Odontologia e especialista em Saúde Coletiva, atividade exercida por 38 anos nos municípios de Volta Redonda e Piraí. Na PMVR Volta Redonda, coordenou o Centro Odontológico Gílton Azevedo Lima-Retiro e integrou a equipe do Programa de Controle ao Tabagismo até a aposentadoria.
Em 1980, publicou o primeiro livro Meu tempo, uma coletânea poética, e desde então teve contos e poemas premiados e crônicas publicadas em jornais da região sul-fluminense, Itaboraí-RJ e Divinópolis–MG. Estuda piano desde os seis anos e ainda tem muito que aprender. É torcedora do Flamengo, mas há alguns anos resolveu dar uma força para
o Botafogo, time de dois dos três filhos e desde o ano passado tem tido dupla alegria.
Atualmente está às voltas com novos poemas sobre o rio Paraíba do Sul, com quem alega íntima consanguinidade e pretende, na publicação, dedicar a obra ao Benício, seu primeiro neto. Para ela, parafraseando um autor guatemalteco: “A poesia é a única prova concreta da existência do homem”.
YouTube: Leonor Vieira-Motta
Instagram @leonorvieiramotta
Livros publicados pelo acadêmico
Membro fundador da AVL em 2005.
Publicações autorais:
Meu tempo (1980 - poesia); Vero brilhante (2005 – poesia); Rio Paraíba do Sul: Água de viver (2007- poesia); A Educação em Direitos Humanos no Coletivo, (2023 – cordel). As conquistas da mulher e a luta para tirar as Leis do Papel, (2024 – cordel). Publicações em Antologias: Antologia Poética Manifesto à Paz Mundial (2003) Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos 2 (2003) Antologia literária "Encontro além-mar"Brasil- Portugal (2019); Prosa e Verso.
A convite da editora Josephine prefaciou , em 2014, a obra “A cor da multidão “do escritor Emil de Castro, biógrafo de Mário Peixoto. Nos anos de 2016 e 2019 recebeu o certificado de autora vencedora do Concurso literário Contos São João Marcos patrocinado pelo Prêmio Todos por um Brasil de Leitores, do Ministério da Cultura.
Em 2019 a União Brasileira de Escritores (UBE-RJ) distinguiu o livro de poemas Vero Brilhante com o Prêmio de Diretoria “Marly de Oliveira”.
Teve o trabalho científico, em cordel, “A Educação em Direitos Humanos no COLETIVO” submetido com SUCESSO em 25 de setembro de 2023 para apresentação na II JORNADA SOBRE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE, que aconteceu no Instituto Federal do RJ - Campus Pinheiral, em novembro de 2023
Em 2023, foi coorganizadora do Projeto Literatura de Volta Redonda, outra parceria entre a Academia Volta-Redondense de Letras e a Secretaria
Municipal de Cultura de Volta Redonda. Estes eventos objetivaram enaltecer os escritores já falecidos, membros da Academia, para a preservação da memória
cultural de nossa cidade.
A convite da direção do Colégio Estadual Célio Barbosa Anchite de Pinheiral - RJ em parceria com o “Ação Transvê Poesias “participou de um Café Literário com as normalistas em 17 de outubro de 2024.
Participou de várias antologias produzidas pela AVL.
Patrona e Membro fundador da AVL em 2005: Leonor Vieira-Motta.