Cadeira 20
Flávia Souza Lima
Flávia Souza Lima é natural de Volta Redonda/RJ. Jornalista, produtora cultural, realizadora e agente artística, criadora de projetos musicais e poeta nas horinhas de sossego (elas existem?). Formou-se em Jornalismo pela PUC-Rio, onde também cursou Letras; é pós-graduada em "Escritas performáticas: invenção e procedimentos artísticos", na mesma universidade. Com passagens como jornalista em redação (O Dia) e televisão (TVE/Rede Brasil), dedica-se há mais de duas décadas a criar projetos pela Planetário Produções Culturais, empresa que dirige.
Site da acadêmica: https://linktr.ee/flaviasouzalima_escritas
instagram.com/flaviasouzalima
instagram.com/desjeitos.algumapoesia
linktr.ee/chiadopodcast
youtube.com/c/PlanetárioProduçõesCulturaisLivros publicados pelo acadêmico
Ingressou na AVL em 2022. Participou das exposições "Novos poetas vivos" (PUC-Rio, 1991) e integra a antologia de poetas voltarredondenses "50 anos fazendo arte - Coletânea histórica" publicada pelo GACEMSS (1996), importante grêmio artístico local. É autora de "Sobre-viver" (1989), "O avesso do grão" (1991), "Caixa vermelha" / "Caixa preta" (2009), "Desjeitos - alguma poesia"; (2022 /Numa Editora) e "Borda - mais alguma poesia (2025 / Numa Editora).
Partcipou de diferentes antologias, como Poesia & Ponto - ebook (anos 2022, 2023, 2024); Revista Arigó - eletrônica (Edições Nº 03, 05, 07); Revista Quarup - eletrônica (Edições Nº 02, 03); Prosa e Verso - ebook (2024); Relatos da Literatura de Volta Redonda - ebook (2024).
Atualmente está à frente da concepção, roteiro, pauta e apresentação do podcast Chiado, no qual se dedica a conversas sobre música, literatura e artes com a participação de convidados especiais e também do canal de YouTube "Prosa Poética" , no qual exibe a série "Poesia de quarentena", dedicada à sua criação autoral. Faz a curadoria e a produção do Festival Poemúsica, dedicado à música e à poesia brasileiras, gerado em 2021 para edital da SECEC RJ, que chegou à terceira edição em 2023. Neste momento, dedica-se à curadoria e à coordenação executiva do projeto "Terças no Ipanema", que acontece no Teatro Ipanema, RJ.
Patrono e Membro fundador da AVL em 2005: José Luiz de Oliveira José Luiz de Oliveira é um dos grandes pilares da literatura de Volta Redonda. Foi um dos fundadores e primeiro
presidente do GLAN. Foi responsável por projetos sociais de leitura com crianças, e incentivador de muitos autores e autoras de Volta Redonda.
Obras do acadêmico: Preconceito de cor (Romance, 1958 – considerado primeiro romance publicado em Volta Redonda e reesditado pela AVL em 2024), Poemas bíblicos e outros temas, Beija-flor (poesias), O homem que casou com uma cadelinha branca (romance), Esposa de dois maridos (romance)
2º Ocupante (2012 a 2021): Vicente Melo
Ingressou na AVL em 2012. Vicente Melo foi Jornalista e participou da vida cultural da cidade desde a década de 60, quando trabalhava no setor de cultura da CSN e participava de um grupo de teatro. Escreveu em vários jornais da região, participou e dirigiu alguns movimentos e entidades culturais. Como presidente do Gacemss implantou os cursos artísticos, abriu o teatro, criou a primeira galeria de arte da cidade, cine clube e uma intensiva programação que revitalizou a vida cultural dos anos 80. Foi colaborador da PoeArt editora de VR e suplente do recém eleito Conselho Municipal de Políticas Culturais de Volta Redonda. Coordenou a Coletânea Histórica 50 Anos do Gacemss, participou de antologias poéticas e fez a apresentação de diversos livros.
Foi Eleito Presidente da AVL para o Biênio 2020-2021.
Faleceu em junho de 2021.