Compartilhe nosso site
ACADÊMICOS
Cadeira 29
Jean Carlos Gomes
Biografia do acadêmico
Ingressou na AVL em 2015. O poeta Jean Carlos Gomes nasceu em Volta Redonda, onde mora e trabalha. Dedicado à produção e divulgação da poesia, aos 35 anos, conta com uma notável atuação, desde o lançamento de seu primeiro livro em 1998, Bolas de Sabão, de sonetos e poemas, em parceria com Pedro Viana Filho, premiado escritor de saudosa memória. É poeta, editor, filatelista, é membro das Academias Barra-mansense de Letras, de História, Academia Evangélica de Letras do Brasil e da Academia de Artes e Ciências e Letras do Brasil. Já recebeu inúmeras distinções culturais. Em 2008 lançou o livro de poesias Cardápio Poético, que teve a segunda edição patrocinada pela Lei de Incentivo à Cultura de Volta Redonda. É o idealizador das Antologias Poéticas de Diversos Autores – Vozes de Aço, já no 16º volume e das Coletâneas Século XXI, no 5º volume.

É o titular da PoeArt Editora, que recentemente editou seu trigésimo livro, resultante do 1º Concurso Nacional Viagem pela Escrita, com merecida homenagem ao professor, doutor e escritor volta-redondense Pedro Albeirice.

Jean Carlos Gomes é Secretário Executivo do GREBAL, Grêmio Barra-mansense de Letras, colunista deste site e animador do movimento literário da região. Manifestamos a satisfação da Academia Volta-redondense de Letras em contar com a participação desse insigne poeta e incansável divulgador da poesia, que passa a ocupar a Cadeira número 29.
Livros publicados pelo acadêmico
Cardápio poético
(poesias, 2008)

Bolas de Sabão
(poesias, com Pedro Viana Filho – 1998)
Histórico da cadeira 29
Membro Fundador da Cadeira 29: Jair Gomes da Silva (in memoriam)

O poeta, que morreu em dezembro de 2012, nasceu no interior de Minas Gerais, e precisou trabalhar desde muito cedo. Assim, foi para Volta Redonda, onde conseguiu estudar, casou-se, teve quatro filhos e, incentivado pela mulher, iniciou na poesia e não parou mais. Logo conquistou o reconhecimento, ingressou no Grêmio Literário de Autores Novos de Volta Redonda, participou de diversas coletâneas organizadas pelo Glan e ele mesmo foi organizador de duas coletâneas na entidade, mantendo-se em atividade desde a década de 80.
Outros Acadêmicos