Compartilhe nosso site

Acadêmico Guto Mello lança livros com viés histórico marcante

O historiador, escritor Djalma Augusto dos Santos Mello, Guto Mello, lançou dois novos livros.
event_noteDomingo, 06 de Junho de 2021
O acadêmico Djalma Augusto dos Santos Mello, Guto Mello, lançou seu livro ‘Oitocentos no Plural’, teve lançamento virtual no fim de 2020 e teve tarde de autógrafos na livraria Nobel, shopping Park Sul no dia 13 de maio de 2021, obedecendo a todos os protocolos de proteção e distanciamento social. A obra é resultado de uma pesquisa que durou quatro anos, tendo como figura principal o grande escritor Machado de Assis. A obra, lançada publicada pela RH Soluções Artísticas, expõe uma gama de detalhes quanto o comportamento da sociedade de um século que deixou vestígios percebidos ainda na atualidade. Para Mello, a preocupação de Machado de Assis no período oitocentista ainda é vívida na atual sociedade. “No ano de 1872 quando aconteceu o primeiro senso no Brasil, o número de analfabetos girava em torno de 84%. Machado de Assis via com frustração a venda de livros no Rio de janeiro e em todo o país. Hoje no Brasil, nos deparamos com analfabetismo funcional, ou seja, lê, mas não entende devido a pouca leitura dos brasileiros”.



Na mesma tarde também foi lançado ‘História da imprensa’, publicada pela Interagir Editora e foi escrita em coautoria junto a outros escritores e tem o foco na imprensa do Vale do Paraíba.
O escritor e historiador já trabalha em um novo livro cujo o recorte histórico secular será novamente o século XIX sobre cultura. Nessa obra darei maior ênfase na História da Arte com a missão francesa que foi ciceroneada por D. João VI, fotografia, leitura, leitores e livrarias ao longo do oitocentos. O século XIX foi o divisor de águas entre o Brasil arcaico e colonial e a sua independência intelectual e cultural de uma forma paulatina que se concretizou na Semana da Arte Moderna em 1922.”

Serviço

Livros: ‘Oitocentos no plural – História e literatura nos tempos Machadianos (1838 – 1889)’ - Editoras: RH Soluções Artisticas

‘História da imprensa – Cotidiano, poder e circulação de ideias no Vale do Paraíba. e Interagir Editora.

Informações para aquisição com o autor no Instagram @professor.mello e Facebook Guto Mello

Notícias mais vistas

Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do Prêmio Maria José Maldonado é divulgado
Domingo, 26 de Junho de 2016event_note
Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do PMJM 2017 - Categoria Poesia
Domingo, 10 de Setembro de 2017event_note
Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do PMJML 2017 - Categoria Conto
Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017event_note
$Veja a programação do I ESFE
Veja a programação do I ESFE
Quarta-feira, 22 de Junho de 2016event_note
Últimos Artigos Publicados