Compartilhe nosso site

Acadêmico, poeta e Editor Jean Carlos Gomes lança obra da Poeart Editora na ANE – Associação Nacional de Escritores - Brasília - DF

O Acadêmico Jean Carlos Gomes juntamente com o escritor e professor Luiz Otávio Oliani lançaram a VIII Coletânea Século XXI que homenageou Anderson Braga Horta e Antonio Miranda.
event_noteSábado, 11 de Agosto de 2018
Na tarde de segunda-feira, 23 de julho, embarcamos para mais uma missão literária, desta vez na capital federal, Brasília – DF, tendo o privilégio de ter a amizade e companhia do amigo/escritor/professor Luiz Otávio Oliani que se aventurou para que pudéssemos concluir tão importante trabalho.
Capital com suas planícies rubras, desbravadas e demarcadas por inúmeros candangos que ajudaram na sua construção bem planejada, arquitetada, tudo muito bem pensado, fazendo com que seu conjunto arquitetônico com suas curvas, ângulos, formas e formatos nos encantem logo que chegamos...
Com recepção atenciosa e calorosa, fomos recebidos por parentes e amigos que nos abraçaram para que tudo acontecesse da melhor maneira possível.
Desfrutamos de momentos agradabilíssimos seja nos passeios aos pontos turísticos como nos encontros culturais, reafirmando assim nosso desejo de fazermos mais e mais o que gostamos e o que contribui para uma sociedade mais pensante, diferente e transformadora.
Nosso motivo principal de estarmos no DF, culminou-se na quinta-feira à noite, coincidentemente, um dia após o Dia do Escritor (25 de julho) e há um ano do lançamento da VII Coletânea Século XXI em Volta Redonda com a presença do saudoso poeta Pedro Lyra, homenageado da vez na memorável noite de 26 de julho de 2017 para o lançamento da obra no Teatro GACEMSS II.
Deixemos as coincidências de lado e vamos à inesquecível noite de quinta-feira, 26 de julho de 2018 na ANE – Associação Nacional de Escritores, importante instituição fundada em 1963 e que abriga inúmeros nomes das letras.
Com grande alegria e satisfação lançamos a VIII Coletânea Século XXI com a participação de 78 poetas de 16 Estados brasileiros mais DF e Portugal. A obra traz 25 páginas dedicadas a homenagem de dois ilustres vultos das letras nacionais, são eles: Anderson Braga Horta (mineiro da cidade Carangola), que veio das gerais para o cerrado, sendo um exímio cultor da poesia bem lapidada e, com fineza, sabe retratar diferentes vertentes da literatura. O outro é o maranhense Antonio Miranda, prestigiado professor e escritor dono de uma obra vasta que vai além mar pela genialidade, pois é pautada pela beleza, figuras originais, grandeza e maestria própria dos gênios, que conseguem tecer e imortalizar com seus inúmeros feitos literários, os caminhos que podemos adotar para as nossas pesquisas e que nos inspiram...!

Jean Carlos Gomes

Enquanto a FLIP ocorria em Paraty, no Rio de Janeiro; outra festa literária teve auge na ANE (Associação Nacional de Escritores) de Brasília. O lançamento da “VIII Coletânea Século XXI” da PoeArt Editora – Volta Redonda, RJ, e as homenagens a Anderson Braga Horta e Antonio Miranda, dois dos escritores mais importantes da Capital Federal, fizeram com que o Auditório Cyro dos Anjos ficasse lotado.
Em noite memorável, Jean Carlos Gomes, editor, e Luiz Otávio Oliani prestaram as loas aos homenageados, enfatizando a importância de eventos culturais como aquele, com lançamentos de livros com novos autores. Foram lidas as orelhas da obra lançada, com notas críticas de Antonio Carlos Secchin e Olga Savary sobre Antonio Miranda e Anderson Braga Horta.
Com público extremamente variado, intelectuais de expressão fizeram-se presentes, a saber: Padre José Carlos Brandi Aleixo, 1º Vice-Presidente da ANE, além de Ariovaldo Pereira de Sousa, Salomão Sousa, Noélia Ribeiro, Lina Tâmega Peixoto, Lisieux Bittencourt, entre muitos outros.

Luiz Otávio Oliani,
escritor, professor e
Membro do Conselho Editorial

Notícias mais vistas

Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do Prêmio Maria José Maldonado é divulgado
Domingo, 26 de Junho de 2016event_note
Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do PMJM 2017 - Categoria Poesia
Domingo, 10 de Setembro de 2017event_note
Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do PMJML 2017 - Categoria Conto
Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017event_note
$Veja a programação do I ESFE
Veja a programação do I ESFE
Quarta-feira, 22 de Junho de 2016event_note
Últimos Artigos Publicados