Compartilhe nosso site

Em dia histórico, AVL participa da primeira comemoração do "Dia do Arigó"

Lei municipal instituiu o dia 5 de abril como o "Dia do arigó", uma deferência aos trabalhadores que migraram para construção da CSN e, consequentemente da cidade.
event_noteQuinta-feira, 07 de Abril de 2022
Dia do Arigó foi instituído no Município de Volta Redonda através do projeto de lei de autoria do vereador Jorginho Fuede, sancionado pelo prefeito Antônio Francisco Neto. A partir de agora, o dia 5 de abril no calendário municipal homenageará a história dos trabalhadores que migraram e ajudaram a construir Volta Redonda.

Em evento na Biblioteca Raul de Leoni o Secretário Municipal de Cultura, Anderson Souza, além de enaltecer a representatividade da data contou dos planos para transformá-la em um marco cultural e histórico do município juntando artesãos e artistas da cidade na difusão da história.



Foi lançado também o projeto Parada-Arigó, onde esculturas de um pássaro operário, simbolizando o arigó, de 1,70m de altura serão espalhadas pela cidade e, a partir de um chamamento cultural, artistas locais irão colorir estas esculturas de Arigó, instaladas em diversos pontos da cidade. O protótipo foi apresentado e teve a assinatura de todos os presentes.

A AVL foi convidada a participar do evento através da poesia. Seus poetas responderam ao chamamento de envio de poemas sobre o tema. Os poemas foram expostos em um "varal de poesia" e houve um sarau com declamações ao final do evento coordenado pela Poeta Raquel Leal, titular da cadeira de Literatura do Conselho Municipal de Cultura. O presidente da AVL, acadêmico José Huguenin, participou da solenidade com fala remetendo a origem da palavra "arigó", tema de seu próximo livro.

Estiveram presentes na solenidade o presidente José Huguenin, o Coordenador Editorial Jean Carlos Gomes, a Secretária Regina Vilarinhos, o Diretor Social Guto Mello e as acadêmicas Stael de Oliveira, Leonor Vieira-Motta, Aline Brasil e Elisa Carvalho.



Para maiores informações veja matéria de Fran Bueno AQUI

Notícias mais vistas

Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do Prêmio Maria José Maldonado é divulgado
Domingo, 26 de Junho de 2016event_note
Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do PMJM 2017 - Categoria Poesia
Domingo, 10 de Setembro de 2017event_note
Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do PMJML 2017 - Categoria Conto
Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017event_note
$Veja a programação do I ESFE
Veja a programação do I ESFE
Quarta-feira, 22 de Junho de 2016event_note
Últimos Artigos Publicados