Compartilhe nosso site

Entrega do 5º Prêmio SFX de Literatura será dia 23 de setembro em São José dos Campos

Depois de quatro anos sendo realizada no distrito de São Francisco Xavier, a entrega do Prêmio SFX de Literatura, acontecerá em São José dos Campos, no dia 23 de setembr, a partir das 10h30.
event_noteDomingo, 17 de Setembro de 2017
Depois de quatro anos sendo realizada no distrito de São Francisco Xavier, a entrega do Prêmio SFX de Literatura, que está na sua quinta edição, acontecerá em São José dos Campos, no dia 23 de setembro, a partir das 10h30, no Parque Vicentina Aranha (Sala Reginaldo Poeta). A solenidade é aberta ao público e a expectativa é que um bom número de escritores compareça para receber o prêmio.

Ao todo, 35 escritores serão premiados com exemplares da antologia que reúne todos os contos e poesias selecionados e que também será lançada no local. Os autores são de dez diferentes estados, do Distrito Federal e um de Portugal. Durante a solenidade serão homenageadas as escritoras Helenita Scherma, de Jacareí, na categoria poesia, e Conceição Molinaro, de Taubaté, na categoria conto.

“Mais uma vez estamos cumprindo com o compromisso assumido por nós e nossos parceiros em 2014, em prol da literatura e dos autores da região, destaca o idealizador e organizador do Prêmio SFX de Literatura, Cristovão Cursino. “O apoio das academias de letras de Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Lorena e do IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos) foram fundamentais para não desistirmos”, ressalta.

Com a mudança de local este ano, do distrito para a cidade, Cristovão Cursino também agradece o apoio recebido da Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC) e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que cederam o espaço da Sala Reginaldo Poeta, no Parque Vicentina Aranha, onde será realizada a solenidade de entrega do prêmio.

A versão eletrônica da antologia com os textos dos 35 autores premiados pode ser lida gratuitamente AQUI



ESCRITORAS HOMENAGEADAS: Helenita Scherma e Conceição Molinaro

A escritora Helenita Scherma é nascida em Jacareí, tem 62 anos, e é membro da Academia Jacarehyense de Letras. É psicóloga, psicoterapeuta familiar e individual, e terapeuta floral de Bach. Escreve poemas, sonetos e prosa desde os 12 anos; e tem dois livros publicados: ‘Canção do Sonho Acabado & outros poemas’ e ‘Faces da alma’. Também já escreveu para vários jornais regionais sobre psicologia e literatura. Já participou de inúmeros concursos literários e ganhou vários prêmios. Em 2013 foi homenageada pela Câmara de Jacareí como ‘Mulher Cidadã’.

Sobre Helenita Scherma, o escritor Benedicto Sérgio Lencioni diz: “Helenita é poeta, ou poetisa, não importa qual substantivo. Sonetista de excelentes versos, introspectiva, clássica, na mais difícil arte dos poemas. Versos ricos soam na frase melódicos, limpos, claros cristalinos como água de fonte.

“Aprecio Helenita como poeta maior, forte – “arrombo com fúria o cadeado” – e mostra-se veraz e voraz – "esmago, com meus sapatos, restos do meu coração". A alma sensível da mulher expressa-se com fúria. Helenita é pequena e delicada, apenas fisicamente. Seus poemas são para ler e pensar, na beleza dos seus versos e de suas emoções”, completa Lencioni.

É pesquisadora da obra de Monteiro Lobato e da cultura popular, em especial, a vale paraibana. É escritora de literatura infanto-juvenil e também de contos, poesias, crônicas e peças teatrais. Foi presidente da Academia Taubateana de Letras, é membro da Academia de Letras de Lorena e do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV). Pelos serviços culturais desenvolvidos no Vale do Paraíba foi homenageada pela Soberana Ordem Dom Pedro I – São Paulo, no grau de Comendadora. Em 2016 recebeu o título de Cidadã Taubateana.

Conceição é formada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi professora de Artes Cênicas e Diretora da Escola de Artes Maestro Fego Camargo. Foi Diretora de Cultura de Taubaté, Secretária de Cultura de Tremembé e Secretária de Cultura de Lorena. Autora de obras como ‘O Tesouro da Emília’, ‘ Tia Nastácia e o Folclore’ e ‘Quindim na Corda Bamba’, entre outros. Atualmente está escrevendo um livro sobre o Maestro Fego Camargo, pai da apresentadora Hebe Camargo.

Para a escritora Sonia Gabriel, a palavra para Conceição Molinaro é talento. “Múltipla, todos os seus projetos são marcados pelo talento e pelo comprometimento em ampliar o acesso da população à diversidade artística”.

“Como escritora, pesquisadora e educadora, a lorenense está enraizada na memória valeparaibana e tem seu talento reconhecido para além das margens do rio Paraíba do Sul, por meio de suas obras (‘O tesouro da Emília’, ‘Quindim na corda bamba’, ‘Tia Nastácia e o folclore’ e ‘O sabugo inventor’) ”, destaca Sonia.

PARQUE VICENTINA ARANHA
Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyanna

Mais noticias, visite Blog do Premio SFX de Literatura

Notícias mais vistas

Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do Prêmio Maria José Maldonado é divulgado
Domingo, 26 de Junho de 2016event_note
Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do PMJM 2017 - Categoria Poesia
Domingo, 10 de Setembro de 2017event_note
Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do PMJML 2017 - Categoria Conto
Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017event_note
$Veja a programação do I ESFE
Veja a programação do I ESFE
Quarta-feira, 22 de Junho de 2016event_note
Últimos Artigos Publicados