Compartilhe nosso site

Inaugurada a Bibliteca da AVL

Projeto em parceria com o Gacemss disponibiliza à população o contato com obras raras e atuais.
event_noteSábado, 04 de Janeiro de 2020
No dia 14 de dezembro de 2019, às 17h, na Biblioteca do Gacemss (BG), foi inaugurado o projeto Biblioteca da AVL (BAVL) que tem por objetivo registrar e preservar a produção literária do município de Volta Redonda e Região Sul Fluminense, buscando catalogar e salvaguardar os livros de autoras e autores da cidade e região e também de seus acadêmicos.

Através do acordo de cooperação com o GACEMSS o projeto está nucleado na Biblioteca do GACEMSS (BG). O acervo constituído até o momento conta com cerca de 120 títulos entre livros solos e antologias. Destaque para vários números de livros do GLAN, pioneira agremiação literária de Volta Redonda, que possibilitou a publicação de textos literários volta-redonnseses desde a década de 70.


No momento o acervo está disponível apenas para consulta, pesquisa e leitura no local. Tanto a AVL quanto o Gacemss estão estudando formas de incluir o acervo da BAVL no sistema de empréstimos de forma a facilitar ainda mais o acesso dos leitores às obras.

O presidente do Gacemss, Pascoal Possidente, presente ao evento, se disse muito feliz com a inauguração do acervo. Relatou ser um sonho dele que a AVL ocupasse mais a Biblioteca com projetos.

O Presidente da AVL, Vicente Melo, destacou o apoio da ex-presidente Mércia Christani sempre deu ao projeto, enfatizou que sua gestão envidará esforços para o crescimento contínuo do acervo.

O acadêmico José Huguenin, Coordenador Editorial da AVL, responsável pelo projeto, disse ver materializado uma das razões de ser da AVL: registrar e divulgar a produção literária e acadêmica da região. Ponderou que o projeto até poderia esperar para ser inaugurado com um acervo maior, porém, isso retardaria o acesso da população a importantes obras ali reunidas. Huguenin enfatizou ainda que a constituição do acervo não é destina apenas a obras antigas, esgotadas, mas também, com igual importância, a obras atuais, da geração ativa de escritores, pois o acervo da BAVL deve refletir a produção literária da cidade e da região.

Caso conheça alguma produção literária regional e queira doar ou indicar uma obra a Biblioteca da AVL escreva para contato@avl.org.br.

Doações de livros físicos podem ser entregues na Secretaria do Gacemss no seguinte endereço:
Rua 14 nº 315 – Vila Santa Cecília – Volta Redonda-RJ / CEP 27260-140;

Também podem ser entregues a um membro da AVL.

Notícias mais vistas

Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do Prêmio Maria José Maldonado é divulgado
Domingo, 26 de Junho de 2016event_note
Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do PMJM 2017 - Categoria Poesia
Domingo, 10 de Setembro de 2017event_note
Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do PMJML 2017 - Categoria Conto
Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017event_note
$Veja a programação do I ESFE
Veja a programação do I ESFE
Quarta-feira, 22 de Junho de 2016event_note
Últimos Artigos Publicados