Compartilhe nosso site

Lançamento do livro “Escritos euclidianos – Vol.2” marcará as comemorações dos 155 anos de Euclides da Cunha

Parceria da AVL com movimentos euclidianos de Cantagalo-RJ, cidade natal do autor de “Os sertões”, publica segundo e-book que será distribuído gratuitamente. Evento comemora 155 anos de Euclides.
event_noteQuinta-feira, 07 de Janeiro de 2021
No dia 20 de janeiro de 2021, dentro do encontro Eulclides, 155, evento online organizado por movimentos euclidianos de Cantagalo-RJ em comemoração aos 155 anos do nascimento do imortal e brilhante escritor Euclides da Cunha, ocorrerá o lançamento da obra Escritos eulclidianos - Vol. 2.

O livro é uma parceria da AVL com estes movimentos de Cantagalo e está em seu segundo volume e reunune textos que versam sobre a obra e a vida de Euclides da Cunha. A produção é publicada em versão eletrônica distribuída gratuitamente no site da AVL, em formato PDF, que permite melhor visualização de todos.

O segundo volume destaca os textos amazônicos de Euclides da Cunha, e publica textos escritos sobre a obra do autor de “Os sertões” e a “Margem da história”. Ensaios dos escritores Marco Luuchesi (atual presidente da Academia Brasileira de Letras), Milton Hatoum (autor de “Dois irmãos”), Leopoldo Bernucci (um dos maiores especialistas em Euclides da Cunha), Lea Costa (professora de UFBA, especialista em Euclides e na Guerra de Canudos), entre outros grandes nomes do euclidianismo.



Os “Escritos Euclidianos - Vol.2” tem organização do escritor, acadêmico José Huguenin, que também Coordenador Editorial da AVL. O acadêmico da AVL, Lourildo Costa também participa do volume 2 com o poema “Os sertões euclidianos”.

O evento online Eulclides, 155, terá a seguinte programação:

19h - Lançamento do livro com a mesa redonda “O legado dos textos amazônicos de Euclides” | Anélia Pietrani, Fabiana Corrêa e José Huguenin (mediador)

19h50 - Leitura dramatizada do trecho “Estouro da boiada”, de “Os sertões”, como os atores Álvaro Sagulo e Ana Martins.

20h - “Euclides de cabeceira” - leituras de trechos da obra euclidiana por autores do Volume 2 dos Escritos com comentários. | Igor Ferreira, Léa Costa, Rachel Bueno, Rick da Cunha (mediação).

20h50 - Conversa livre

A participação é gratuita, mas é necessário fazer inscrição prévia através do formulário eletrônico (CLIQUE AQUI) ou na página do Instagram @encontroseuclidianos até o dia 19 de janeiro. o evento será realizado na Plataforma Google Meet e o link será enviado até as 17h do dia 20/1 para o e-mail cadastrado na inscrição.

OBS: Certificado de participação poderá ser solicitado na inscrição. A carga horária será de 2h (programação fixa).

O livro poderá ser obtido gratuitamente a partir do dia 20/1, na seção Livros da AVL

Para baixar gratuitamente o volume 1 da séria, clique AQUI

Notícias mais vistas

Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do Prêmio Maria José Maldonado é divulgado
Domingo, 26 de Junho de 2016event_note
Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do PMJM 2017 - Categoria Poesia
Domingo, 10 de Setembro de 2017event_note
Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do PMJML 2017 - Categoria Conto
Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017event_note
$Veja a programação do I ESFE
Veja a programação do I ESFE
Quarta-feira, 22 de Junho de 2016event_note
Últimos Artigos Publicados