Compartilhe nosso site

Parceria entre a AVL e o movimento euclidianista de Cantagalo gera publicação gratuita sobre o autor de Os Sertões

O projeto "Escritos Euclidianos" tem seu primeiro volume publicado e está disponível gratuitamente no site da AVL.
event_noteDomingo, 26 de Maio de 2019
Em 2018 surgiu uma parceria entre a AVL e o movimento euclidianista de Cantagalo-RJ, terra natal de Euclides da Cunha, autor da obra prima "Os sertões" e escritor homenageado da FLIP 2019.

Esta parceria envolve, além da AVL, o coletivo Juventude Euclidiana (JE), o Grupo Euclidiano de Atividades Culturais (GEAC) e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Cantagalo.

O projeto, batizado de “Escritos Euclidianos”, consiste em uma publicação, a princípio em versão eletrônica, com textos sobre vida e obra de Euclides da Cunha e seus desdobramentos.

O primeiro volume conta com textos em prosa e verso de autores cantagalenses, inclusive euclidianistas históricos como o saudoso escritor e advogado Edmo Rodrigues Luterbach, ex-Presidente da Academia Fluminense de Letras e da poetisa Amélia Thomaz. O volume traz, ainda, dois ensaios sobre desdobramentos da obra euclidiana de duas importantes intelectuais na atualidade, as doutoras Anélia Pietrani e Anabelle Loivos Considera. Livro é aberto com uma “mixagem literária”, técnica atualíssima, de cartas de Euclides da Cunha, feita pela escritora Fabiana Correa. O resultado é mensagem atual e necessária de Euclides a nossa geração.

Com organização do acadêmico, Coordenador Editorial da AVL, também cantagalense, José Huguenin e Matheus Arruda, membro da JE e Assessor de Cultura do Munícipio de Cantagalo, o primeiro volume foi lançado em 14 de maio na Cada de Euclides da Cunha, em Cantagalo e contou com a presença de vários autores e euclidianistas.

O acesso ao livro é gratuito e pode ser feito na grande rede (CLIQUE AQUI) ou ainda pode ser baixado gratuitamente no espaço Livros da AVL.

Boa leitura!

Notícias mais vistas

Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do Prêmio Maria José Maldonado é divulgado
Domingo, 26 de Junho de 2016event_note
Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do PMJM 2017 - Categoria Poesia
Domingo, 10 de Setembro de 2017event_note
Academia Volta-redondense de Letras
Resultado do PMJML 2017 - Categoria Conto
Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017event_note
$Veja a programação do I ESFE
Veja a programação do I ESFE
Quarta-feira, 22 de Junho de 2016event_note
Últimos Artigos Publicados