AVL - Academia Volta-redondense de Letras

Segunda-feira, 02 de Maio de 2016

Prêmio Maria José Maldonado de Literatura tem 772 inscrições!

As inscrições para a primeira edição Prêmio Maria José Maldonado de Literatura (PMJML) terminaram no dia 30 de abril. O número de inscrições foi surpreendente para um concurso iniciante. Na categoria “Poesia” tivemos 428 textos inscritos e na categoria “Contos”, 344 textos. Desta forma, totalizaram 772 inscrições.

Outra observação importante foi a abrangência da origem das inscrições. Tivemos inscrições provenientes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Além disto, recebemos textos de outros países lusófonos, como Portugal, terra natal de nossa homenageada, Maria José Maldonado, Moçambique, onde nossa poetisa viveu e publicou seu segundo livro, além de Angola e Cabo Verde. 

Agora as comissões julgadoras vão avaliar os textos que tem variados temas, já que a inscrição era de tema livre. Cada categoria será julgada por cinco membros da AVL. Aos membros da AVL era vedada a participação.

Serão selecionados até quinze textos em cada categoria, sendo estes declarados os textos premiados. Também serão selecionados 5 textos de autores de Região Sul Fluminense, que receberão a distinção “Destaque Sul Fluminense”. Os textos premiados serão publicados no livro “Prêmio Maria José Maldonado de Literatura 2016 - Antologia de Textos Premiados”, que terá versão eletrônica e poderá ser obtido gratuitamente no site da AVL.

A previsão do edital é que seja proclamado o resultado até 30 de Junho de 2016. A premiação dos autores vencedores e lançamento da antologia ocorrerá em evento a ser anunciado, provavelmente em julho. 

Boa sorte aos participantes!