Cadeira 22
Elisa Andrade Costa
Nasceu em 7 de março de 1978, em Ipatinga, Minas Gerais. Após a morte de seu pai, quando ainda tinha 8 anos, passou a morar com as tias paternas em Guiricema, cidade do interior da Zona da Mata, junto com as duas irmãs.
Desde criança, apaixonada por leitura, teve o estímulo de uma das tias, que estava sempre acompanhada por um livro e possuía um armário repleto deles. Ao finalizar o Ensino Médio, já sabia que o caminho das letras se desenhava à sua frente.
Após concluir o curso de Letras, na cidade de Ubá (MG), trilhou outras estradas e veio para Volta Redonda, onde, dois anos depois, foi mãe de Ana Beatriz, que hoje percorre o caminho das artes na área da música.
Trabalha, desde a chegada à cidade que a acolheu como mãe adotiva carinhosa, em instituições públicas e particulares como professora de Português, Literatura e Redação. Concluiu o Mestrado em Letras Vernáculas, na área de Literatura Brasileira, na UFRJ, em 2016.
É professora do curso de Letras do UGB-FERP.
E-mail: elisa.andradevr@yahoo.com.br
Livros publicados pelo acadêmico
Ingressou na AVL em 2022. Pesquisa na área de Letras e Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Tem publicado vários estudos em revistas especializadas, como:
COSTA, E. A.; ALBERTACCI, Isabela; PERES, Luciana. "A resistência feminina pela literatura do século XIX". "Revista Episteme Transversalis", v. 15, p. 41–51, 2023.
COSTA, E. A.; CÂNDIDO, P. V. S. C. "Tradição e amor à terra: símbolo de resistência na obra Torto Arado de Itamar Vieira Júnior". "Revista Episteme Transversalis", v. 12, p. 98–114, 2021.
COSTA, E. A. "Um mundo em círculos: ensaio sobre o conto De Forno a Forno de Rubens Figueiredo". "Revista Episteme Transversalis", v. 09, p. 248–262, 2018.
COSTA, E. A.; RIBEIRO, Hilma; SILVA, A. B. "Clara dos Anjos: a continuidade do racismo no Brasil pós-abolição". In: LÚCIA MARIA DE ASSIS; JANETE SILVA DOS SANTOS (Org.). *Lima Barreto na Sala de Aula: Questões Raciais e de Gênero*. 1 ed. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 2022, v. 2, p. 161–178.
Apresentou vários trabalhos e participou de antologias publicadas pela AVL.
Patrona: Emiliana Marcondes de Siqueira Casagrande
Membro fundador da AVL em 2005: João Batista Pires Morcef
Engenheiro civil, pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior e estudioso das ciências físicas e espirituais. Também pesquisador das ciências humanas e do ocultismo. Palestrante em diversas disciplinas e instrutor de oratória e comunicação interpessoal.
Atualmente, era escritor, com obras que abrangem diferentes temas, incluindo ficção científica e espiritualista (muitas ainda em andamento). O foco principal de suas obras era o aprimoramento da vida humana, o estímulo ao prazer de viver em família e na sociedade, bem como o aperfeiçoamento do sentimento e da razão, visando ao sucesso e à prosperidade com equilíbrio emocional e clareza de raciocínio.
Faleceu em 2021.
Publicou os livros:
"Emoção no 3º Milênio: Emoção, Razão e Seus Conflitos",
"TEOGÊNESE ou TEOMORFOSE? (A Manifestação do Absoluto - 1)",
"Viagem Mental no Planeta Terra - Volume I".